Caporezzo desiste de pré-candidatura e vai indicar vice de Paulo Sérgio

Em uma reunião virtual, o prefeito Odelmo Leão fez um apelo ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao deputado Cristiano Caporezzo para desistirem de uma candidatura do PL

17/07/2024 ÀS 15H00

- Atualizado Há 2 meses atrás

O deputado estadual Cristiano Caporezzo(PL) anunciou no início da tarde de hoje (17) que vai retirar sua pré-candidatura na disputa pela prefeitura de Uberlândia.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Caporezzo aparece em uma reunião virtual, junto com o prefeito Odelmo Leão e o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, padrinho político do deputado.

Caporezzo e Paulo Sérgio
Após pedido de Odelmo, Bolsonaro desiste de lançar Caporezzo para indicar vice de Paulo Sérgio. Foto: Paranaíba Mais

No vídeo, Odelmo pede a Bolsonaro e Caporezzo que desistam de lançar uma candidatura do PL e apoiem o pré-candidato por partido dele, Paulo Sérgio (PP).

Ainda nas redes sociais, o deputado escreveu que está atendendo a um pedido direto de Bolsonaro ao retirar a candidatura, para que uma composição entre PL e Progressistas possa se concretizar. Caporezzo deve indicar o nome para ocupar a cadeira de vice na chapa de Paulo Sérgio.

Confira o comunicado

Pré-candidatura de Caporezzo

Caporezzo anunciou a pré-candidatura em março após um encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília. No mês seguinte, fez um evento de lançamento oficial da intenção de se candidatar a prefeito.

O ex-presidente participou do lançamento e chegou a dizer que a possível candidatura do aliado só tem o apoio dele, porque o atual prefeito, Odelmo Leão, não poderia se recandidatar. Bolsonaro e Odelmo são contemporâneos de Congresso Nacional, quando ambos eram deputados do mesmo partido.

No começo deste mês, Caporezzo chegou a anunciar o nome de uma escritora que seria vice na chapa dele. Na ocasião o deputado também gravou um vídeo comunicando a escolhida e reafirmou que não havia nenhuma dúvida sobre a confirmação da candidatura dele. Caporezzo disse, repetidas vezes, que a única hipótese de retirar o nome dele da disputa era se a candidata do PT, Dandara, também desistisse.

Especulações

Com essa definição agora começam as especulações em torno do nome que será escolhido por Caporezzo e aceito pelo grupo de Paulo Sérgio para ocupar a cadeira de vice da chapa.

A única certeza é que a indicação não mais ficará a cargo do União Brasil, liderado pelo deputado estadual Arnaldo Silva. Havia uma expectativa de que o presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Silveira, fosse o nome indicado pelo partido o que agradaria o prefeito Odelmo mas havia resistências internas a respeito da indicação dele. Vale lembrar que Silveira foi filiado no último dia antes de terminado o prazo de filiações previsto pela legislação eleitoral.

O desejo da campanha de Paulo Sérgio é ter uma mulher na chapa e é aí que começam as especulações. O PL tem poucos quadros de expressividade para oferecer ao grupo do prefeito mas um nome que começou a ser ventilado é o da vereadora Glaúcia da Saúde que se filiou ao PL também no apagar das luzes da janela partidária.

Gláucia sempre esteve ligada ao grupo de Odelmo e compõe a base governista na Câmara Municipal, além de ser amiga de Caporezzo e ter ido para o PL, supostamente, a convite do deputado.

Veja também

Rogério Silva

3 dias atrás

Matheus Nogueira

1 semana atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!