Um homem que se cuida, cuida de quem ama!

Na semana que traz no calendário um dia só para o homem, a importância de reconhecer a fragilidade e olhar para si mesmo com amor

17/07/2024 ÀS 10H58

- Atualizado Há 2 meses atrás

Ainda era noite quando ele acordava. Pouco antes das cinco. O despertador tocava estridente e com um toque ele o silenciava.

O arrastar dos chinelos e alguns passos lá estava ele no banheiro de frente para o pequeno armário azul com o espelho desgastado pelo tempo! Lavava o rosto com sabonete, escovava os dentes e ali mesmo se vestia com o uniforme cinza e a logo do clube onde ele trabalhou durante uma vida inteira.

Essa é a rotina de um homem comum. No caso, o de Irany Paula, o esposo, pai e avô.

Foto: Arquivo Pessoal

Lá na cozinha, pegava o caldeirão de alumínio com o almoço e seguia na bicicleta azul para o trabalho. Tinha pouca instrução e apesar disso sabia como era importante cuidar da saúde.

Pedalava, caminhava, seguia à risca o horário das refeições, conversava, escutava músicas nas horas vagas e não abria mão de ficar bem informado com as notícias no rádio e na TV. E mal o apresentador dava boa noite, ele respondia, se levantava e ia dormir.

Irany respeitava o ciclo da vida. Na época dele o estresse, a ansiedade nem eram tão famosos, mas ele sabia da força de uma pausa. Antes do jantar seguia para mexer na terra. Regava os pés de chuchu e mandioca e colhia as peras maduras. Cuidava do corpo e da mente mesmo sem nenhuma orientação. Era sabedoria. Viveu muito e bem.

Conto essa história na semana dedicada ao homem para lembrar que eles, vocês amigos queridos, merecem se cuidar e serem cuidados.

×

Leia Mais

Podem deixar vir a fragilidade e a necessidade sem medo. Abafar sentimentos, sintomas só desperdiça as chances de uma qualidade de vida assertiva. Para isso é preciso menos amarras para compreender que ao se cuidar da saúde física, emocional e mental você, meu caro, tem mais tempo para curtir e cultivar a convivência com a família, com os amigos e a possibilidade de ter os sonhos concretizados.

Então, quero te dar um conselho: marque um compromisso para ir ao médico, saber como está o coração, os ossos, pressão, peso e ajuste suas perspectivas! Há tanto a sua volta para viver e sua família vai agradecer com sorrisos, abraços e muito cafuné!

Veja também

Rogério Silva

3 dias atrás

Matheus Nogueira

1 semana atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!