Refeição em família: conexão reforçada com arroz e feijão

Em meio à agitação da vida moderna e a imersão no mundo digital que se torna cada vez mais comum, a tradição de fazer a refeição em família corre o risco de ser esquecida

14/07/2024 ÀS 11H53

- Atualizado Há 2 meses atrás

Era de praxe. Todo domingo estávamos à mesa. Os cinco de casa: meus pais, eu e meus dois irmãos, um casal de gêmeos. Nós e os avós reunidos para o almoço de domingo. De vez em quando vinham alguns tios e primos e juntávamos os pratos preparados com receitas de família.

Uma fartura de sabores: salada simples com alface fresca e tomates em círculos, maionese, macarrão com molho vermelho e queijo por cima e o tradicional frango assado.

O forro era escolhido a dedo. Lavado na semana e perfumado para apoiar pratos, talheres e copos.

A copa era pequena, mas cabia todos com folga e alegria. O burburinho das conversas, o barulho dos garfos e a meninada a fazer bagunça depois de terminar a refeição.

Era partilha. Era conexão. Era alimentar a história de quem carregava o mesmo DNA.

E o de foi parar esse ritual?

Talvez tenha sido engolido pela rotina atribulada, pela solidão mesmo rodeado de pessoas e pela mania de mergulhar no mundo paralelo, se afogar nas redes sociais sem pausa. Percorrer o feed sem fim. O exagero faz deixar de lado o necessário.

Já está provado por A+B – como se diz informalmente – que arrumar a mesa e juntar quem mora junto, para si mesmo ou para laços importantes construídos com amigos faz muito bem para a nossa saúde.

Mesa posta – Crédito: Arquivo pessoal

Em todos os sentidos. Do físico ao emocional a mesa posta nos faz sentir parte de algo muito importante.

As memórias afetivas são criadas, a alimentação ganha uma atenção maior e os vínculos são fortalecidos. Até as crianças participam ajudando a preparar o espaço sagrado para compartilhar o arroz com feijão.

O tempero desse hábito é o amor. Seja um dia já basta para começar. E progredir no bom que é estar junto para saborear a vida com os ingredientes mais saborosos: conversa boa, olho no olho e a sensação de estar no lugar certo! Bom apetite!

×

Leia Mais

Veja também

Rogério Silva

3 dias atrás

Matheus Nogueira

1 semana atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!