Emergência urbana: incêndios em lotes dominam chamados dos Bombeiros em Uberlândia

Flagrou o incendiário no ato? Denuncie!

10/07/2024 ÀS 10H47

- Atualizado Há 2 meses atrás

As ocorrências de incêndio atendidas pelo 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros (BBM) de Uberlândia, só até maio, aumentaram 50% em relação ao mesmo período de 2023. No total, foram 326 combates ante 217 registrados até maio do no passado.

Incêndio em terreno no bairro Morumbi em Uberlândia
A maioria dos incêndios acontece em terrenos, lotes vagos e áreas de vegetação – Foto: TV Paranaíba/Reprodução

Embora os incêndios florestais e em propriedades rurais chamem mais a atenção pela proporção da área, a maioria dos chamados aos Bombeiros envolve incêndio em lotes na área urbana. Mais da metade dos registros (179) foram nesses locais.

A segunda maior incidência de queimadas acontece também em área urbana, não protegida. Foram 67 casos no período em Uberlândia.

Para se ter uma ideia, incêndio em canavial só houve um registro e em pasto foram sete ocorrências. Obviamente, alguns incêndios acabam ocorrendo naturalmente pelas circunstâncias climáticas. Mas, pelo que observamos nas áreas residenciais, muitas vezes são originados da ação humana imprudente e inconsequente.

×

Leia Mais

De forma mais clara, isso quer dizer que são INCÊNDIOS CRIMINOSOS.

Colocar fogo em terreno baldio é crime, é irresponsável e é nocivo para toda uma comunidade. Com uma básica pesquisa na internet, qualquer um tem acesso a essas informações. Além de ser prejudicial à saúde humana – causando problemas respiratórios, cardíacos e até cancerígenos – a emissão de gases poluentes contribui para o efeito estufa e agrava a crise climática.

Ademais, os custos operacionais e de efetivo de combate a incêndios geram muitos transtornos à corporação. Quantas vezes os militares já alertaram a população que a onda de incêndios criminosos impacta no trabalho da corporação que, muitas vezes, demoram a atender casos graves envolvendo vítimas, por que todas as viaturas estão empenhadas em ocorrências de incêndio?

Então, pelo bem de todos, flagrou incendiário no ato? Denuncie! Chame a Polícia Militar.

No Brasil, a legislação ambiental é rigorosa e a Lei de Crimes Ambientais estabelece prisão e pagamento de multa.

Veja também

Rogério Silva

3 dias atrás

Matheus Nogueira

1 semana atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!