Descomplicando o impedimento no futebol: explicação simples e direta com exemplos

Entenda uma das regras mais polêmicas do no esporte, o impedimento no futebol, com exemplos práticos e lances que marcaram história

23/09/2024 ÀS 13H31
- Atualizado Há 2 semanas atrás

Uma das regras mais polêmicas e incompreendidas no esporte é o impedimento no futebol. Para muitos torcedores, atletas e até mesmo árbitros preparados para exercer a função, identificar quando um jogador está em posição irregular pode parecer desafiador.

No entanto, decifrar esse mistério do esporte não precisa ser uma missão impossível. Abaixo, iremos simplificar o impedimento de uma vez por todas, começando pela definição da regra, o momento em que é assinalado e a interpretação dos árbitros em relação a isso durante os jogos.

O que é o impedimento?

O impedimento no futebol é uma regra que tem como objetivo manter a partida justa e equilibrada. Em resumo, um atleta está em posição de impedimento quando se encontra mais próximo da linha de fundo do time adversário do que a bola e o penúltimo oponente (exceto o goleiro) no instante em que um colega de equipe lhe passa ou toca a bola.

De maneira simples, a regra do impedimento indica que um jogador não pode receber a bola estando à frente de todos os jogadores da equipe adversária. Isso ocorre porque essa posição proporciona uma vantagem injusta, como ficar mais próximo do gol.

Portanto, se um jogador estiver em posição de impedimento quando a bola é passada para ele, o árbitro irá parar o jogo e conceder um tiro livre indireto ao time adversário. Essa ação dá ao time em desvantagem uma nova oportunidade. Essa é a base do impedimento no futebol.

Demonstração de impedimento no futebol em campo de desenho
O impedimento no futebol evita que jogadores se aproveitem de condições muito vantajosas para marcarem gols – Crédito: Blog Além do Apito

A posição do jogador que recebe a bola é determinada no exato momento em que seu colega de equipe a toca ou passa para ele.

Entenda a regra do impedimento no futebol em 3 minutos

De uma forma descomplicada e divertida, o canal Piccolo Neto, do Youtube, explica de que forma acontece o impedimento, com animações e citações de jogadores reais.

Impedimentos polêmicos

Argentina x México

Um dos lances polêmicos de impedimento no futebol aconteceu durante a Copa do Mundo de 2010, no jogo entre Argentina e México. O gol de Carlos Tevez, da seleção argentina, ocorreu em condição de impedimento, mas o juiz não notou a infração e o gol foi confirmado.

Na ocasião, a equipe argentina venceu a seleção mexicana por 3-1.

Vasco x Corinthians

Durante a final do Mundial de Clubes da FIFA de 2000, um lance polêmico de impedimento no futebol marcou o confronto entre Vasco da Gama e Corinthians. Aos 35 do segundo tempo, o atacante Edmundo, do Vasco, recebeu um passe e avançou em direção ao gol, sozinho, cara a cara com o goleiro. No entanto, o árbitro auxiliar marcou impedimento, antes mesmo de Edmundo finalizar ao gol.

A partida ficou empatada em 0x0 e foi decidida nos pênaltis, com o Corinthians se consagrando campeão e conquistando o primeiro mundial de clubes realizado pela FIFA, em 2000 no estádio do Maracanã.

Corinthians x Santos

Considerado o gol mais impedido da história pelos internautas, o lance polêmico da partida entre Santos e Corinthians, que aconteceu em agosto de 2012, continua gerando discussões entre torcedores e analistas.

Em jogo do Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro, o Santos saiu vitorioso sobre o Corinthians por 3 a 2. No entanto, a partida ficou marcada por um lance polêmico de impedimento. No terceiro gol do Santos, existem três impedimentos em um mesmo lance, porém, nenhum foi marcado pelo árbitro e o gol foi validado pelo árbitro, o que gerou revolta entre os torcedores do Corinthians.

O impedimento pode mudar completamente o rumo de uma partida. Por isso, é fundamental entender essa regra para apreciar e acompanhar o jogo de forma mais completa.

Veja também

Vinícius Ribeiro

1 hora atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!