As operações da concessionária EPR Triângulo, responsável pela administração da BR-365 entre Uberlândia e Patrocínio, completaram um ano em outubro. A empresa informou que já investiu quase R$ 40 milhões em melhorias, mas os motoristas cobram maior segurança viária.
A principal preocupação é quanto aos acidentes. De acordo com o levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), até julho, foram registradas 30 ocorrências de acidentes de trânsito entre o trecho dos quilômetros 549 a 608, de responsabilidade da delegacia de Uberlândia.
Os registros representam 75% de todos os acidentes de 2023, quando a PRF atendeu 40 chamados. No ano passado, nenhum acidente com morte foi registrado no trecho. No primeiro semestre, houve um.
A polícia não conseguiu compilar os dados até outubro, mas no levantamento feito pelo Paranaíba Mais já são, pelo menos, cinco batidas fatais no trecho privatizado.
Acidentes na BR-365 entre Uberlândia e Patrocínio
- 40 acidentes em 2022, sendo 7 com mortes
- 40 acidentes em 2023, nenhum fatal
- 30 acidentes até julho de 2024
- 5 acidentes com mortes até outubro de 2024
Entre os acidentes, está o de um policial rodoviário federal que morreu atropelado no momento em que iniciava uma operação de fiscalização na rodovia. Relembre:
Um romeiro também foi atropelado e acabou falecendo próximo a Iraí de Minas. Ele havia saído de um distrito de Patrocínio e seguiu em peregrinação até Romaria.
Em agosto, duas pessoas morreram após um caminhão-tanque perder o controle e cair sobre a ponte do Rio Bagagem, próximo a Indianópolis.
O motorista de uma caminhonete foi socorrido após se envolver em um acidente com uma carreta bitrem e outro veículo na BR-365 entre Uberlândia e Patrocínio. Ele chegou a sofrer uma parada cardiorrespiratória, mas foi socorrido com vida até o Hospital de Clínicas da UFU.
Imprudência e falta de direção defensiva
Segundo o inspetor da PRF, Filipe Saad, os tipos mais comuns de acidentes registrados na BR-365 entre Uberlândia e Patrocínio são saídas de pista dos veículos, batidas traseiras e colisões frontais.
A maioria das ocorrências, no entanto, está relacionada à imprudência e falta de direção defensiva. “Os principais fatores que contribuem para os sinistros de trânsito no trecho são a ausência de reação ou reação tardia, ou ineficiente do condutor, falhas mecânicas, acessar a via sem observar a presença de outros veículos e ultrapassagens indevidas”, comentou.
O policial rodoviário mencionou que o fluxo de veículos na rodovia federal – embora o trecho de concessão seja estadual – é mais intenso, especialmente, no início da manhã e no final da tarde.
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Saad disse que a PRF tem programado diariamente rondas ostensivas e fiscalizações de trânsito no trecho concessionado para reforçar a segurança rodoviária, mas a atenção dos motoristas precisa ser redobrada.
“Os condutores devem sempre respeitar as leis de trânsito e redobrar a atenção, evitando distrações enquanto dirigem. Também é muito importante que os condutores façam a verificação dos equipamentos de segurança dos veículos antes de viajarem, principalmente o sistema de iluminação, sistema de freios e estado de conservação dos pneus”, finalizou o inspetor da PRF.
Motorista se acidentou em trevo não sinalizado
Um empresário que preferiu não se identificar, morador de Patos de Minas, foi uma das vítimas de acidentes na BR-365 entre Uberlândia e Patrocínio logo no início da privatização.
Ele se acidentou em um dos novos trevos, próximo à cidade de Romaria, durante a noite. Não havia sinalização no dia e, embora não tenha ficado ferido, o veículo que ele dirigia teve perda total.
“Não sei se algum romeiro quebrou as placas, mas estava sem nenhuma sinalização chegando naquele trevo novo ali que dá acesso a Romaria. Então eu passei reto no trevo e, nossa, o carro deu perda total, mas eu não me machuquei, não aconteceu nada comigo. Mas lá na hora que aconteceu comigo, tinha acabado de acontecer com um Gol e logo em seguida aconteceu com outro carro”, relatou a vítima.
O motorista disse que o fluxo da rodovia é muito intenso, principalmente com veículos pesados, e que há trechos onde a necessidade de uma terceira faixa é urgente. Além disso, defendeu a instalação de postes de iluminação nos trevos mais movimentados como o de Romaria durante as festas de peregrinação.
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Quase R$ 500 de pedágio
O professor de Física, Eduardo Oliveira Souza, dá aulas em cidades da região e precisa trafegar pela BR-365 entre Uberlândia e Patrocínio, com viagens de ida e volta, três vezes por semana.
“Eu estou gastando R$ 430 de pedágio todo mês e isso para mim é muito pesado, não estou satisfeito com essa concessão. Eu acho que a EPR, responsável pelo pedágio, deveria manter uma condição boa de tráfego. Colocaram radares em locais que não deveriam, houve um acidente com vítima fatal por conta de um radar de 60km/h, logo após uma curva, então quem não conhece a rodovia vai bater”, contou o motorista.
Por falar em acidentes, o professor disse que tem a sensação que vem se deparando com mais batidas no trecho e acredita que o problema também está nas operações constantes de pare e siga, para a manutenção da rodovia.
“Com relação a acidentes, eu imagino que não é tanta culpa deles assim, porque a rodovia continua do mesmo jeito que era antes, só que eles colocaram paradas onde não deveria e mal sinalizadas”.
Ainda segundo Oliveira, o pare e siga também tem demorado muito e causando insatisfação entre os motoristas que precisam passar pela rodovia com frequência.
Concessão do trecho
A concessionária EPR Triângulo administra 627 km de rodovias na região, incluindo a BR-452, BR-365, MGC-452, MGC-462, LMG-782, LMG-798, LMG-812, MG-190 e MG-427.
O contrato de concessão tem vigência de 30 anos. As operações com pedágio e assistência aos usuários começaram em outubro de 2023.
São oito praças de pedágios nas rodovias concessionadas, sendo dois deles na BR-365 entre Uberlândia e Patrocínio. Desde o início do ano, a empresa informou que investiu no trecho mais de R$ 39,3 milhões, cobrindo os 131,8 quilômetros da rodovia.
As obras incluem melhorias de pavimento, sinalização e drenagem. Sobre a sinalização, divulgou que foram instalados 450,48 metros quadrados de placas verticais, revitalização da sinalização horizontal de 177,3 mil metros quadrados de faixas de eixo e bordas e a instalação de 34,8 mil tachas refletivas.
O Paranaíba Mais questionou qual foi a receita adquirida com a cobrança nas praças de pedágio neste primeiro ano, além do balanço de acidentes com socorro no trecho e quais as medidas que a empresa pretende implementar para minimizar os índices de acidentes na BR-365 entre Uberlândia e Patrocínio. Os questionamentos não foram respondidos até o fechamento da reportagem, mas o espaço segue aberto.