O Grupontapé abre inscrições para curso gratuito de Interpretação no Circo-Teatro. A oficina é voltada para artistas de teatro com experiência, sejam estudantes ou profissionais. Ela será ministrada por Fernando Neves, um dos maiores nomes do circo-teatro no Brasil, e acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de novembro, das 19h às 22h, em Uberlândia.
Com experiência de 47 anos na atuação e mais de duas décadas de pesquisa sobre o circo-teatro brasileiro, Neves trará uma vivência prática e dinâmica sobre essa linguagem teatral, influenciada pelo melodrama francês e adaptada para o contexto popular brasileiro.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
As inscrições estão abertas para 15 vagas e podem ser feitas gratuitamente pelo link , que também está disponível na bio do Instagram do grupo.
O que será abordado no curso gratuito
A oficina mergulha na história e nas técnicas do circo-teatro, um gênero que mistura comédia e drama, explorando expressões exageradas e cômicas para interagir diretamente com a plateia.
Neves vai apresentar uma visão contextual sobre o teatro de revista, a comédia popular e o melodrama, todos elementos que fizeram parte do repertório dos artistas que se apresentavam em circos e teatros itinerantes pelo Brasil.
Leia mais:
- Teatro Municipal de Uberlândia abre inscrições para receber projetos culturais em 2025
- Encerramento da Festa do Congado celebra fé e tradição cultural na Praça do Rosário
- Grupontapé promove oficinas e espetáculos gratuitos nesta semana para Uberlândia
A dinâmica do curso gratuito
Os participantes terão uma vivência prática que envolve exercícios de composição de personagens, uso do tempo cômico e dramático, e técnicas de triangulação para criar uma comunicação fluida com a plateia.
O curso gratuito também enfatizará a musicalidade nas cenas, além da quebra da “quarta parede” — um conceito essencial no circo-teatro, onde o ator interage diretamente com o público, eliminando a barreira entre eles.
Preparação e materiais
Cada participante receberá um texto curto para estudo e prática na oficina. Fernando Neves orienta que, além desse material, aqueles que desejarem podem trazer um trecho de uma cena já preparada para trabalhar nos exercícios propostos.
Ao final, todos os participantes receberão certificado emitido pelo Grupontapé.