Uberlândia é a 4ª melhor cidade do Brasil para se viver

Município mineiro se destaca em educação, saúde e segurança, liderando o ranking em diversos indicadores

31/10/2024 ÀS 22H00
- Atualizado Há 6 horas atrás

A consultoria Macroplan divulgou nesta quinta-feira (31) a edição 2024 do ranking Desafios das Gestão Municipal (DGM), na qual Uberlândia aparece em 4º lugar do ranking geral. O município aparece como a 4ª melhor do país e a 1ª de Minas Gerais para se viver, após análise de 15 indicadores entre os 100 maiores municípios brasileiros (com mais de 275 mil habitantes).  

Gráfico: Desafios das Gestão Municipal 2024 coloca Uberlândia em 4º lugar do ranking geral
Desafios das Gestão Municipal 2024 coloca Uberlândia em 4º lugar do ranking geral – Crédito: Reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O prefeito Odelmo Leão comemorou a classificação dizendo que, apesar de todos os desafios enfrentados nos últimos anos, a cidade está entre as 5 melhores cidades do país, e à frente de todas as capitais.  

“Nesses oito anos na gestão da Prefeitura de Uberlândia, procuramos proporcionar à nossa população justamente o que os números de avaliadores externos mostram: estrutura e condições para que todos tenham um lugar para morar, estudar, trabalhar e se desenvolver. Essa é a prova de que quando as ações são responsáveis e consistentes, com pé no chão, é possível passar pelas dificuldades com resiliência”, disse Odelmo.  

Uberlândia é destaque em educação, saúde, segurança e saneamento  

vista panorâmica de Uberlândia
Uberlândia é a número um do Brasil em 3 dos 15 indicadores avaliados pelo ranking – Crédito: PMU

O município mineiro foi classificado como o número um do Brasil em 3 dos 15 indicadores avaliados pelo Desafios das Gestão Municipal 2024. Os destaques estão na alta taxa de matrícula pré-escolar, no sucesso de nascidos vivos com pré-natal adequado e no atendimento de 100% da população com água tratada. A cidade também é vista como uma das mais seguras, ocupando a 2ª posição entre as menores taxas de homicídio por 100 mil habitantes.  

O ranking possui uma base de dados que abrange o período de 2010 a 2023. Os dados mostram que a cidade avançou 49 posições apenas no indicador de educação e outras 45 na cobertura de atenção básica. A percepção de segurança subiu 39 lugares, enquanto o fornecimento de água avançou 34 posições.  

 

LEIA MAIS:

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!