No universo das dietas, termos como vegetariano e vegano têm ganhado cada vez mais destaque, mas você sabe exatamente o que cada um significa? Ambos excluem o consumo de carne, mas existem diferenças importantes em suas práticas e filosofias.
📲Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
O vegetariano, por exemplo, é alguém que exclui o consumo de carne, frango, peixe e qualquer outro produto de origem animal que envolva o abate. Existem, entretanto, tipos diferentes de vegetarianismo:
- Ovolactovegetariano: consome ovos e laticínios, mas evita carnes.
- Lactovegetariano: consome laticínios, mas não inclui ovos.
- Vegetariano estrito: evita qualquer produto de origem animal, consumindo exclusivamente alimentos vegetais.
Muitos escolhem o vegetarianismo por motivos de saúde, ética ou impacto ambiental, buscando uma alimentação com menos gordura saturada e que cause menos impacto ao planeta.
Acompanhe as últimas notícias!
E o que é ser vegano?
O veganismo é um estilo de vida mais abrangente, que busca eliminar qualquer forma de exploração animal. A dieta vegana, portanto, exclui carnes, ovos, laticínios, mel e qualquer produto derivado de animais.
Os veganos evitam também produtos de origem animal em roupas, cosméticos e até medicamentos, priorizando alternativas que não utilizem animais.
Benefícios e desafios das dietas vegetariana e vegana
Ambas as dietas têm benefícios, mas também exigem atenção para garantir a ingestão adequada de nutrientes como ferro, cálcio, ômega-3 e vitamina B12, que são mais abundantes em produtos de origem animal. Para suprir essas necessidades, é possível encontrar alternativas em alimentos como legumes, oleaginosas e cereais integrais.
Especialistas recomendam que, ao optar por uma dieta vegetariana ou vegana, seja feita uma consulta com um nutricionista para garantir que todos os nutrientes essenciais estejam incluídos na alimentação. A suplementação de vitamina B12, por exemplo, pode ser necessária em alguns casos, especialmente para veganos.