Um filhote de onça-parda, também conhecida como sussuarana, foi resgatada em uma propriedade rural na cidade de Prata, no Triângulo Mineiro, após ser encontrada em um galinheiro.
A Polícia Militar do Meio Ambiente acionou o setor de animais silvestres da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde a equipe especializada liderada pelo coordenador Marcio Bandarra conduziu o resgate e os cuidados iniciais do felino.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
No momento da abordagem o filhote de onça estava em um galinheiro se alimentando. Veja o vídeo:
Segundo o coordenador Marcio Bandara, ao chegar ao local, a equipe identificou que o animal era um filhote de três a quatro meses, que estava sem lesões aparentes.
“O morador conseguiu conter o filhote em um galinheiro até a nossa chegada. Realizamos a sedação para garantir o transporte seguro e o levamos ao setor de animais silvestres da UFU para uma bateria de exames,” explicou.
A pequena onça foi sedada para viabilizar o transporte até o Hospital Veterinário da UFU, em Uberlândia.
O filhote de onça agora passa por avaliações clínicas para identificar possíveis doenças ou patógenos que possam comprometer seu retorno ao ambiente natural.
“Esperamos que ele esteja saudável e sem doenças, pois nosso objetivo é devolvê-lo ao habitat o mais rápido possível,” afirmou o coordenador do setor de animais silvestres.
Veja também:
- Cães amarrados e gatos em gaiolas: animais são resgatados em situação de maus-tratos em Uberlândia
- Animais silvestres: corpo de bombeiros salva mico-sagui, gavião-carcará e lagarto teiú em Uberaba
A equipe da UFU trabalha em parceria com órgãos ambientais para garantir que o animal seja reintegrado em uma área de preservação adequada, reforçando a importância da conservação da vida silvestre e da segurança para os moradores da região.
Imagens de Thaís Silva