Em Uberlândia, 312 detentos participam do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos voltado para Pessoas Privadas de Liberdade, o Encceja PPL.
As provas acontecem nesta terça-feira (29) e quarta-feira (30). Segundo a diretoria regional do Depen-MG, no total, foram registradas 573 inscrições na 9ª Região Integrada de Segurança Pública de Minas Gerais.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
O exame, aplicado em unidades prisionais e instituições de medida socioeducativa, é uma oportunidade para detentos e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas buscarem certificação nos níveis fundamental e médio.
LEIA MAIS:
- Quais são os possíveis temas da redação do Enem 2024?
- Enem 2024: 70% dos inscritos em Uberlândia ainda não concluíram o ensino médio
- Cronograma do Enem 2024: principais dados e orientações para não perder nenhum prazo
Minas Gerais lidera a participação no Encceja PPL
Em Minas Gerais, a adesão ao Encceja PPL é expressiva, com quase 13 mil presos e 164 adolescentes em regime socioeducativo inscritos.
O estado lidera em participação proporcional no Brasil, superando inclusive São Paulo, que conta com 37.451 inscritos, embora possua uma população carcerária cerca de cinco vezes maior que a mineira.
O total de participantes subiu 17% em comparação com 2023 e 19,5% em relação a 2022.
Minas tem ao todo 143 unidades prisionais, além de 49 Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) e 16 unidades socioeducativas, onde o exame é aplicado gratuitamente e de forma voluntária.
📚 Acompanhe as últimas notícias sobre Educação
O município de Governador Valadares, na região do Vale do Rio Doce, registrou a maior participação de adolescentes no sistema socioeducativo, com 21 inscritos.
Segundo Tânia Carla Campos, pedagoga de uma das unidades da cidade, o exame representa “uma oportunidade para que esses jovens finalizem seus estudos e comecem a construir uma nova trajetória, abrindo portas para o mercado de trabalho”.
O que é o Encceja PPL?
O Encceja PPL é uma versão específica do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, destinada a detentos e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame oferece uma chance de certificação nos Ensinos Fundamental e Médio.
Com provas gratuitas e de adesão voluntária, o Encceja PPL visa capacitar e preparar os participantes para a reintegração social, contribuindo para a ressocialização e oferecendo possibilidades concretas de reingresso ao mercado de trabalho.