Prefeitura retira 38 escorpiões e 1,4 tonelada de lixo de casa em Uberaba

Operação conjunta reforça combate ao Aedes aegypti e controle de animais peçonhentos na região

25/10/2024 ÀS 07H05
- Atualizado Há 4 horas atrás

A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, realizou uma operação de limpeza em uma residência no bairro Parque das Américas. Foram encontrados no local 38 escorpiões, além de quase uma tonelada e meia de lixo.

Segundo as informações divulgadas pela Prefeitura de Uberaba, a limpeza ocorreu em atendimento a uma solicitação do Departamento de Posturas. O foco principal era combater focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras arboviroses.

Escorpiões lixo em Uberlândia
Foram capturados diversos escorpiões em meio ao lixo acumulado no imóvel – Foto: PMU/Divulgação

Acompanhe outras notícias de Uberaba!

Escorpiões e lixo acumulado

No local, os agentes de combate às endemias recolheram aproximadamente 1.400 quilos de lixo acumulado, correspondendo a 1,4 tonelada. O excesso de materiais descartados irregularmente representava risco para o controle do Aedes aegypti na região.

Ainda durante a operação, os agentes de zoonoses também atuaram no controle de animais peçonhentos e capturaram 38 escorpiões. Esses animais, que muitas vezes se escondem em ambientes sujos e com acúmulo de entulho, são considerados perigosos, uma vez que seu veneno pode causar graves danos à saúde.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Escorpiões lixo em Uberaba
Proprietário de imóvel pode ser multado em até R$ 1,9 mil – Foto: PMU/Divulgação

O Município ainda ressaltou que a responsabilidade pela limpeza de quintais e terrenos é dos proprietários, sendo que ações como a realizada no imóvel do bairro Parque das Américas ocorrem apenas em casos de risco para a comunidade.

A multa aos donos de imóveis que não procederem com a devida limpeza pode chegar a R$ 1,9 mil.

Em relação aos escorpiões, a orientação é acionar o Departamento de Controle de Zoonoses pelo telefone (34) 3315-4173 para obter informações sobre como proceder em casos de animais peçonhentos.

Veja também

Caroline Aleixo

2 horas atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!