Eleições em Uberaba: o que você precisa saber sobre o 2º turno neste domingo (27)

Uberaba é a única cidade do interior de Minas Gerais que terá segundo turno para a escolha de prefeito para os próximos quatro anos

26/10/2024 ÀS 09H15
- Atualizado Há 2 dias atrás

As eleições em Uberaba serão definidas neste domingo (27) durante o segundo turno do pleito municipal. Os eleitores vão escolher quem será o próximo prefeito ou prefeita da cidade. A votação começa às 8h e termina pontualmente às 17h.

A atual prefeita, Elisa Araújo (PSD), tenta a reeleição ante o candidato Tony Carlos (MDB). Os dois receberam 76.409 e 46.294 votos válidos, respectivamente, no primeiro turno.

Uberaba é a única cidade do interior de Minas Gerais que contará com mais um turno das Eleições de 2024. Na capital Belo Horizonte também haverá 2º turno.

Veja a seguir as principais informações para as eleições em Uberaba para uma escolha consciente e sem contratempos. Saiba ainda o que pode e o que não pode no dia da votação, além de como justificar a ausência.

Eleições em Uberaba
Uberaba e Belo Horizonte serão as únicas cidades mineiras com 2º turno das Eleições 2024 – Crédito: TV Paranaíba

Eleições em Uberaba

No primeiro turno das eleições em Uberaba, foram contabilizados 176.469 votos, dos quais 143.558 foram considerados válidos.

Elisa teve aprovação de 46,36% dos eleitores e Tony de 28,09%. O terceiro candidato mais votado, Anderson Adauto (PV), recebeu mais de 21 mil votos do candidato, que foram anulados sub júdice em razão de processo de inelegibilidade devido a uma condenação por improbidade administrativa.

As eleições em Uberaba ainda foram marcadas por uma alta taxa de abstenção no primeiro turno. Ao todo, 61.807 uberabenses (25,94%) não compareceram às urnas.

Acompanhe outras notícias sobre as Eleições 2024!

Elisa Araújo e Tony Carlos, candidatos a prefeitura de Uberaba
Elisa Araújo e Tony Carlos disputam segundo turno das eleições em Uberaba

Conheça os candidatos

Em entrevista ao Paranaíba Mais, os dois candidatos a prefeito de Uberaba foram questionados sobre as propostas e prioridades do governo, caso fossem eleitos.

Elisa e Tony foram categóricos em propor soluções para mitigar os efeitos da crise hídrica na cidade, diante da maior seca histórica da região, além de melhorias na saúde. Confira.

Elisa Araújo (PSD)
A atual prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, busca a reeleição aos 42 anos. Natural de Brasília, a empresária quer ampliar os programas habitacionais no município e implantar o plano de mobilidade urbana. Ela divide a chapa com o vice Mauricinho De Sá (PMN).

Número: 55
Conheça a candidata Elisa Araújo e confira as propostas de governo.

Tony Carlos (MDB)
O jornalista Antonio Carlos Nunes, mais conhecido como Tony Carlos, é natural de Uberaba e tem 59 anos. Ele traz na proposta de governo a construção e reforma de novas UBS e a ampliação da rede de câmeras de segurança no município. O vice Franco Cartafina (Progressistas) integra a chapa.

Número: 15
Conheça o candidato Tony Carlos e confira as propostas de governo.

Documentos necessários para votar

Para participar da votação, os eleitores deverão apresentar um documento oficial com foto. São aceitos:

  • Carteira de Identidade (RG)
  • Passaporte
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Carteira de Trabalho
  • Certificado de Reservista (para homens)
  • Identidade Social (para pessoas trans e travestis)
  • Aplicativo e-Título (caso o eleitor tenha feito o cadastro biométrico e a foto esteja registrada no documento digital)

Vale lembrar que não é obrigatório levar o título de eleitor, mas ele pode facilitar na hora de localizar a seção de votação. Se preferir, o eleitor pode usar o e-Título no celular para identificar seu local de votação, que pode ser consultado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou em aplicativo próprio.

O que pode e o que não pode no dia da votação

No dia 27, uma manifestação individual e silenciosa de apoio aos candidatos será permitida, o que significa que os eleitores poderão usar camisetas, adesivos, broches ou bandeiras de seus candidatos, desde que não atraiam aglomerações ou tentem influenciar outras pessoas no local de votação.

É proibido que grupos organizados vistam roupas com propaganda de candidatos ou partidos. É vedada ainda a realização de carreatas e o uso de alto-falantes.

Eleições em Uberaba
Eleições em Uberaba serão definidas no próximo domingo (27)- Crédito: TV Paranaíba

A “boca de urna” — distribuição de materiais de campanha ou convenção de eleições no dia da votação — também é considerada crime eleitoral.

📲Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

No 2º turno das eleições em Uberaba, o eleitor vai precisar digitar apenas o número do candidato a prefeito, com dois dígitos. Se ainda assim achar necessário, pode levar uma colinha para a cabine de votação.

Equipamentos eletrônicos são proibidos e devem ser deixados com os mesários antes de o eleitor se direcionar para a cabine.

LEIA MAIS:

Como consultar local de votação

Uma das maneiras mais eficientes de se consultar o local de votação é pelo site da Justiça Eleitoral. No portal do TSE, o eleitor pode acessar a aba “Serviços Eleitorais” no topo da página e escolher a opção “Local de votação/zonas eleitorais”.

Uma alternativa ainda mais prática é consultar o local de votação através do aplicativo e-Título, a versão digital do título de eleitor.

O e-Título oferece a função de geolocalização, que auxilia o eleitor a chegar até o seu local de votação com mais facilidade.

Há ainda outra opção para quem quer saber como consultar o local de votação: o sistema Autoatendimento Eleitoral, disponível também no site do TSE.

Nele, o processo é semelhante ao do portal principal, sendo necessário inserir dados pessoais para que o eleitor acesse o número do título e o local exato onde deve votar.

Eleições em Uberaba
Quem não comparecer à votação, precisa justificar a ausência até 7 de janeiro – Crédito: TV Paranaíba

Como justificar a ausência?

Caso o eleitor uberabense não esteja no seu domicílio eleitoral, ele tem até o dia 7 de janeiro de 2025 para justificar a ausência no segundo turno.

A justificativa pode ser feita pela internet ou diretamente nos locais de votação, nas unidades da Justiça Eleitoral.

Caso o eleitor esteja fora do Brasil, é possível justificar a ausência pelo aplicativo e-Título.

Se o eleitor não conseguir justificar no dia da eleição, poderá fazê-lo usando o e-Título ou o Sistema da Justiça Eleitoral, anexando documentos comprobatórios, como atestados médicos ou comprovantes de viagem.

Quem não votar e não justificar a ausência deverá pagar uma multa de R$ 3,51 por turno.

Veja também

Michele Araújo

5 horas atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!