Formação de ciclone extratropical pode intensificar chuvas em Uberlândia e região

Frente fria nas regiões Sul e Sudeste, aliada a correntes de vento, pode derrubar as temperaturas e trazer grandes volumes de chuva

24/10/2024 ÀS 08H11
- Atualizado Há 5 horas atrás

A formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, na quarta-feira (23), deve causar queda nas temperaturas e aumentar a possibilidade de chuvas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba até o fim de semana.

O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) emitiu um aviso alertando para a possibilidade de chuvas fortes no estado a partir desta quinta-feira (24).

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Formação de ciclone extratropical pode intensificar chuvas em Uberlândia e região - Crédito: Kauê Altrão/ Arquivo
Formação de ciclone extratropical pode intensificar chuvas em Uberlândia e região – Crédito: Kauê Altrão/ Arquivo

De acordo com o climatologista William Borges, a queda nas temperaturas é causada por uma frente fria que avança pelo Sul e Sudeste do país, juntamente com a influência indireta da formação do ciclone extratropical.

Correntes de vento estão facilitando a convergência de umidade na região, aumentando a probabilidade de chuvas intensas. Ainda conforme o especialista, os dias ficaram mais com o aspecto nublado e com menos incidência direta do sol.

Ainda segundo o Simge, há previsão de tempestades com volumes de chuva variando entre 15 e 50 milímetros. Também existe a chance de ventos fortes e queda de granizo.

Veja também:
• Chuva com ventos fortes se aproxima de Uberlândia nesta quarta-feira (23)
• Uberlândia tem 6 meses para elaborar plano contra mudanças climáticas

Janela em dia chuvoso
Queda nas temperaturas e aumento no volume de chuvas são previstas para os próximos dias – Crédito: Kauê Altrão/ Arquivo

O que é um ciclone extratropical?

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um ciclone extratropical é uma área de baixa pressão atmosférica que se forma em latitudes médias, fora das regiões tropicais.

O ciclo extratropical se caracteriza por ventos que giram no sentido horário no Hemisfério Sul (e no sentido anti-horário no Hemisfério Norte), associados a frentes frias e quentes.

Esse tipo de ciclone extratropical geralmente provoca ventos fortes, chuvas intensas e quedas de temperatura. A formação ocorre devido ao encontro de massas de ar com temperaturas diferentes, como uma massa de ar quente e úmido com uma massa de ar frio e seco.

Confira as orientações da defesa civil

Em casos de chuvas fortes, siga estas dicas de prevenção:

1) Não atravesse a enxurrada;

2) Mude seu trajeto para evitar locais com histórico de alagamentos;

3) Não pare o veículo próximo a postes ou árvores;

4) Em caso de raios, procure abrigo em construções e veículos e evite ficar debaixo de árvores. Se estiver ao ar livre e sem abrigo, fique agachado, com os pés juntos e a cabeça abaixada, mantendo-se o mais baixo possível;

5) Se ouvir sons de rachaduras no solo ou notar movimentos de terra, saia imediatamente da área afetada, e não retorne ao local até a devida liberação;

6) Em caso de fortes chuvas, só siga adiante se a água estiver abaixo do meio das rodas. Se a água ultrapassar o meio da porta, suba para o teto e use o cinto de segurança para se segurar. Não subestime a força da água;

7) Não jogue lixo e entulho na rua, pois eles podem obstruir as redes de drenagem e entupir os bueiros;

8) Em caso de emergência, ligue: 190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil.

Veja também

Michele Araújo

1 hora atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!