Dia Internacional do CAPS LOCK: a tecla do “grito” é comemorada nesta terça (22)

Criada como protesto e diversão, a data vai contra as regras da internet, incentivando o uso de letras maiúsculas nas conversas online e a diversão

22/10/2024 ÀS 09H25
- Atualizado Há 5 horas atrás

Nesta terça-feira (22), a internet celebra o uso do Caps Lock, também conhecido como o “grito” da internet, indo contra as ‘webregras’ das conversas online.

O Dia Internacional do Caps Lock é celebrado nesta terça-feira (22). A data foi criada pelo desenvolvedor Derek Arnold como uma forma de protesto contra as convenções da internet e também para incentivar as pessoas a se divertirem mais nas redes, sem se levarem tão a sério.

O Caps Lock, ou caixa alta, é frequentemente visto como ofensivo em conversas online por poder parecer que a pessoa está “gritando”. No entanto, a proposta dessa data é justamente subverter essa convenção, permitindo que, nesse dia, SEJA LIBERADO ESCREVER COM O CAPS LOCK ATIVADO!

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Dia Internacional do CapsLock
Dia Internacional do CapsLock é comemorado nesta terça-feira (22) – Crédito: Canva/ Arquivo

CAPS LOCK OU CAIXA ALTA?

Embora algumas pessoas conheçam a data, ela é totalmente fictícia. O Caps Lock surgiu nas antigas máquinas de datilografia, com o intuito de facilitar a ênfase em textos, em uma época em que não existiam recursos como negrito ou itálico.

A máquina de escrever Remington Junior, lançada em 1914, foi uma das primeiras a incorporar a função, destinada a tornar mais prática a digitação em letras maiúsculas.

Crédito: Kathys Typewriters/ Reproução

Contudo, foi apenas em 1970 que o Datapoint 2200 trouxe a opção para dispositivos mais avançados, sendo seguido pelo Xerox Alto em 1973, considerado o primeiro computador pessoal.

O padrão de famosa tecla que conhecemos hoje só foi consolidado em 1984, com o IBM Model M, que estabeleceu o layout amplamente utilizado até os dias atuais.

POR QUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO?

O uso excessivo da função em textos pode gerar desconforto para quem está lendo, assim como um tom de voz pode alterar o sentido de uma fala. Escrever em letras maiúsculas de forma contínua pode passar a impressão de que o emissor está irritado ou gritando.

Por isso, o uso de letras maiúsculas é frequentemente visto como desrespeitoso em textos, e-mails ou comentários, a menos que essa seja realmente a intenção.

Uso de capslock por artista
Xuxa Meneghel fala sobre a maneira de escrever nas redes sociais, com Capslock – Crédito: Twitter/ Reprodução

A caixa alta devem ser utilizados para destacar trechos importantes, principalmente quando não há outros recursos de formatação, como negrito ou sublinhado.

Para evitar o uso indesejado, caso não seja possível desativar, é possível segurar a tecla Shift enquanto digita, o que impede que todas as letras fiquem maiúsculas.

Além disso, algumas ferramentas já foram criadas para detectar o uso abusivo das letras maiúsculas, alterando automaticamente o texto.

VEJA TAMBÉM:

O “ódio” ao capslock surgiu nos primórdios da internet, quando as comunicações eram feitas majoritariamente por textos em quadros de mensagens, sem muitas opções de formatação.

Escrever em letras maiúsculas tornou-se um símbolo de grito, enquanto outras convenções, como o uso de asteriscos para enfatizar palavras, também foram criadas para suprir a falta de opções de destaque no texto.

ALGUNS NÃO LIGAM, OUTROS SIM

Em 2007, a contadora Vicki Walker foi demitida da empresa que trabalhava à epoca, a ProCare Health, por enviar muitas mensagens com palavras em caixa alta em vermelho e negrito.

Segundo a empresa, ela estava perturbando a harmonia entre seus colegas com um excesso de textos em que demonstrava falta de paciência e até mesmo agressividade.

Como isso não constitui motivos para uma demissão com justa causa, a companhia foi forçada a pagar US$ 17 mil para a ex-funcionária devido ao fato.

 

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!