Como acumular pontos no cartão de crédito?

Aprenda como transformar suas compras diárias em viagens e adquirir produtos gratuitos comprando no cartão

20/10/2024 ÀS 08H05
- Atualizado Há 3 dias atrás

Imagine reverter suas compras do dia a dia em oportunidades de viajar, adquirir produtos até de graça ou economizar em serviços como passagens aéreas. Parece um sonho, né? Mas é muito real! Acumular pontos no cartão de crédito pode se transformar em uma boa economia para as finanças pessoais.

Para que você consiga aproveitar ao máximo os benefícios, vai precisar entender os programas de fidelidade oferecidos pelo seu banco e as condições do uso do cartão.

Como acumular pontos no cartão de crédito
Acumular pontos no cartão de crédito é vantajoso para os clientes – Foto: Freepik

Acumular pontos no cartão de crédito funciona como uma forma de recompensa pelo consumo, que possibilitam o acúmulo de pontos ou milhas, mas nem todos os usuários sabem como aproveitar essas oportunidades ao máximo.

Quer descobrir como transformar cada compra em uma chance de economizar e viajar de graça? A seguir, você vai aprender as melhores estratégias para aproveitar ao máximo os programas de fidelidade.

Como acumular pontos no cartão de crédito

1. Escolha o cartão
Nem todo cartão de crédito oferece um bom programa de pontos, já outras operadoras e instituições financeiras cobram taxas pelo programa de recompensa.

Por isso, o primeiro passo para acumular pontos no cartão de crédito é escolher um cartão que realmente seja viável ao seu perfil de consumo.

Cartões premium, por exemplo, podem oferecer 2 a 3,5 pontos por dólar gasto, enquanto cartões mais básicos geralmente oferecem uma pontuação de 1 ponto por dólar.

A anuidade do cartão também deve ser avaliada para garantir que o custo não ultrapasse os benefícios oferecidos.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

2. Cadastre no programa
Depois de escolher um cartão, você vai precisar se inscrever no programa de fidelidade oferecido. Esse cadastramento costuma ser feito diretamente pelo site ou aplicativo do banco.

Em seguida, todos os pagamentos feitos com o cartão serão convertidos em pontos automaticamente.

3. Opte pela transferência de pontos
Os programas de recompensa de milhas aéreas oferecem promoções de transferência, para que você ganhe bônus ao transferir seus pontos acumulados no cartão de crédito para um programa de milhagem de companhias aéreas.

Com essas ofertas, é possível encontrar bônus de até 120% nas transferências, especialmente em datas comerciais como a Black Friday. Então, fique de olho nessas promoções porque você pode ampliar ainda mais suas vantagens.

Como acumular pontos no cartão de crédito
Acumular pontos no cartão de crédito garante muitas vantagens ao consumidor – Foto: Freepik

4. Compre de parceiros
Uma prática interessante para acumular pontos no cartão de crédito é priorizar compras com lojas parceiras dos programas de fidelidade. Grandes redes varejistas, como Magazine Luiza, Amazon, Netshoes, e Dafiti, muitas vezes participam desses programas para converter pontos extras para os consumidores nas compras online.

5. Use aceleradores de pontos
Existem ainda plataformas de e-commerce que permitem que as compras possam gerar milhas diretamente, o que acelera o acúmulo de recompensas sem nenhum esforço adicional.

Além disso, algumas operadoras de cartões oferecem serviços adicionais, como os aceleradores de pontos.

Ao aderir a esses serviços, o usuário paga uma taxa adicional, mas recebe uma pontuação extra por cada pagamento realizado. Por exemplo, ao invés de acumular um ponto por dólar gasto, você pode acumular dois ou até três pontos.

Mas não se esqueça: avalie sempre se o custo adicional compensa o benefício antes de aderir à opção.

Incidentes aéreos em Uberlândia
Milhas e pontos são aliados poderosos para quem deseja viajar mais e gastar menos – Foto: TV Paranaíba/Reprodução

Pontos x milhas

Os programas de fidelidade começaram nas companhias aéreas, com o objetivo de fidelizar clientes.

Com o tempo, esses programas passaram a incluir os cartões de crédito, oferecendo pontos a cada compra realizada pelo cliente.

Muita gente acaba confundindo os conceitos de pontos e milhar. Embora frequentemente usados como sinônimos, os pontos são acumulados com base no valor gasto pelo consumidor no cartão de crédito e podem ser trocados por uma variedade de recompensas, incluindo as chamadas milhas para viagens aéreas.

LEIA MAIS:

Já as milhas são um exemplo de unidade que pode ser utilizada para obter descontos ou até mesmo passagens aéreas gratuitas, assim, os pontos acumulados no cartão são convertidos em milhas.

O acúmulo de pontos é geralmente calculado em dólares americanos. Ou seja, dependendo do cartão que você usa, a cada dólar gasto, você acumula uma quantidade específica de pontos. Aí esses pontos podem ser transferidos para programas de milhagem de companhias aéreas.

Convertendo pontos em milhas

Com uma quantidade significativa de pontos, você conseguirá convertê-los em milhas aéreas. Basta acessar o site do programa de fidelidade cadastrado e seguir os passos indicados para a transferência dos pontos.

Cada programa de milhas tem suas próprias regras para conversão e resgate de pontos, então fique atento às condições antes de realizar a troca.

No canal Rico das Milhas, Rico Gelli ensina iniciantes de forma didática como acumular pontos no cartão de crédito convertendo em milhas. O especialista defende que, após aprender a utilizar da forma correta os pontos, o consumidor nunca mais vai querer ficar pagando as contas na função débito.

Assista:

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!