Parque Estadual do Pau Furado segue fechado sem previsão de reabertura

Cerca de 70 hectares da reserva ambiental foram afetados pelos incêndios, equipes trabalham na restauração da flora e fauna

15/10/2024 ÀS 12H10
- Atualizado Há 4 horas atrás

Após mais de um mês, desde 4 de setembro, o Parque Estadual do Pau Furado ainda não tem uma estimativa de reabertura para o público. O fechamento temporário se dá em decorrência da série de queimadas que a área de preservação sofreu, devido ao período de estiagem. 

Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), cerca de 70 hectares, ou seja, 700 mil metros quadrados, de área em recuperação sofreram danos significativos devido aos incêndios.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Parque Estadual do Pau Furado ainda não tem estimativa para reabertura - Foto: reprodução documentário e Corpo de Bombeiros
Parque Estadual do Pau Furado ainda não tem estimativa para reabertura – Foto: reprodução documentário e Corpo de Bombeiros

Ainda conforme a Semad, o espaço segue fechado, pois a equipe de funcionários da Unidade de Conservação está focada no monitoramento de áreas de risco e na recuperação das cercas danificadas pelo incêndio.

A flora será recuperada por meio de projetos de restauração e plantio de mudas nativas. Uma empresa responsável pelo plantio já avaliou os danos, e as mudas serão replantadas.

➡️ Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia!

Nas demais áreas atingidas, será feita uma avaliação para verificar a necessidade de enriquecimento com o plantio de espécies arbóreas nativas.

A fauna também está sendo monitorada por um projeto de pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia. Animais resgatados que sobreviveram, estão em recuperação e serão destinados à soltura em breve.

Veja também:

Triângulo Mineiro lidera ranking de incêndios em Minas Gerais
Ouriço-cacheiro é resgatado após fugir de queimadas 
Mudanças climáticas: entenda os impactos globais e os desafios para reduzir as emissões

Foto: Corpo de Bombeiros; Divulgação

Incêndio no Parque Estadual do Pau Furado

Um grande incêndio, que persistiu por cerca de sete dias, atingiu aos arredores e as dependências do Parque Estadual do Pau Furado no mês de setembro, no dia 2.

O incêndio causou grandes estragos na vegetação nativa de cerrado, comprometendo a biodiversidade da reserva ambiental. O combate exigiu o trabalho de policiais militares, brigadistas voluntários, servidores do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e funcionários da gestão ambiental da unidade de conservação.

As condições climáticas em Uberlândia, incluindo a onda de calor e baixa umidade relativa do ar à época, dificultava o trabalho dos brigadistas e facilitavam a ocorrência dos incêndios.

Incêndio no Parque Estadual do Pau Furado
Foto: Aniceto/brigadista voluntário

Entenda como tudo aconteceu

• Dois focos de incêndios começaram nas imediações do parque no dia 2 de setembro
• No dia seguinte, os brigadistas e administração do parque começaram a auxiliar nos trabalhos de contenção do fogo.
• Mesmo com todo o esforço, as chamas acabaram se alastrando e atingiram a área interna da reserva ambiental na quarta-feira (4).
• Após intenso esforço de uma grande equipe multiprofissional, na sexta (6), a situação havia começado a melhorar com poucos focos de incêndio e com um trabalho intenso de rescaldo dentro do parque. No mesmo dia, a gestão anunciou que a reserva ficaria fechada temporariamente.

 

Veja também

Matheus Nogueira

29 minutos atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!