Biscoito de polvilho: a receita que transformou vidas na zona rural de Uberlândia 

Conheça a trajetória inspiradora de um clube de mães que virou agroindústria familiar 

13/10/2024 ÀS 10H40
- Atualizado Há 17 horas atrás

Extraído da mandioca e também conhecido como fécula, goma ou carimã, o polvilho é um ingrediente muito utilizado na cozinha brasileira. Os pratos mais comuns são: pães, bolos e biscoitos.

Se você é de Minas Gerais ou já passou por aqui, com certeza já provou um desses biscoitos de polvilho caseiro. Simples, crocante, com um sabor único e cheio de tradição.    

Receita do Biscoito de Polvilho
A iniciativa além de preservar uma tradição culinária está mudando a vida de muitas famílias – Crédito: Reprodução TV Paranaíba

E essa receita histórica tem se tornado mais do que um quitute saboroso, virou negócio. Na zona rural de Uberlândia, mulheres estão transformando a fabricação artesanal em uma importante fonte de renda.

➡️Acompanhe as últimas notícias do Agro

Saindo de Uberlândia em direção ao município de Prata, próximo ao km 33 da MGC 497, é possível encontrar uma cozinha que viu um clube de mães se transformar em uma agroindústria familiar. É neste local que nasceu a história do biscoito Segredos da Roça. 

Caminho até a fábrica de biscoito
Caminho até a fábrica de biscoito – Crédito: Reprodução TV Paranaíba

A produção começou tímida, com a união de 6 amigas e foi ganhando espaço no mercado da agroindústria. De acordo com dona Maria Cândida, produtora de biscoito, a fábrica foi criada para facilitar a vida das mulheres no campo:   

“A ideia surgiu porque a gente tinha que arrumar um trabalho mais perto de casa por que a gente que é dona de casa tem muita coisa pra fazer. Trabalha muito. E estando mais perto, a gente pode trabalhar e cuidar da casa também”, disse a produtora de biscoitos.  

Na imagem, Maria Cândida, produtora de biscoito
Na imagem, Maria Cândida, produtora de biscoito – Crédito: Reprodução TV Paranaíba

Na fábrica atualmente são produzidos cerca de 150 quilos de biscoito por dia, sendo mais de 1400 quilos por mês. Cada quilo é vendido por 40 reais para uma cooperativa, que repassa os biscoitos para a merenda escolar de escolas estaduais e municipais de Uberlândia. 

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Receita tradicional 

O processo para preparar o biscoito é simples e rápido, pois agora elas contam com o auxílio das máquinas que foram conquistadas com o lucro da produção. Primeiro o polvilho doce é escaldado, depois é colocado na batedeira com 60 ovos, água quente e sal.  

As produtoras agora contam com o auxílio das máquinas
As produtoras agora contam com o auxílio das máquinas para fazer os biscoitos – Crédito: Reprodução TV Paranaíba

Minutos depois os biscoitos já ganharam forma e vão direto para o forno. Em menos de meia hora eles estão prontos para a próxima fase: embalar e etiquetar. Esta é uma receita especial que passou de geração em geração, e hoje garante uma boa renda para essas mulheres empreendedoras. 

É do Campo  

Nessa cozinha elas geram juntas uma renda média bruta de 30 mil reais por mês que complementa as atividades do campo, garantindo mais estabilidade financeira para suas famílias. 

Em 2 anos o negócio cresceu e há alguns meses conta com mais uma ferramenta. Os biscoitos segredos da roça fazem parte hoje do primeiro marketing place para venda de produtos do campo. A plataforma É do Campo! A tecnologia está ajudando na expansão do negócio. 

LEIA MAIS:

O site É do Campo foi lançado pela Emater-MG no fim de 2023 e visa ampliar as vendas da agricultura familiar por meio do comércio eletrônico. Atualmente, cerca de 70 agricultores têm seus produtos incluídos na plataforma.   

São aproximadamente 400 itens para escolha e entrega no endereço escolhido pelo comprador. Queijos, doces, café, biscoito, cachaça, artesanato, enfim uma grande gama de produtos típicos do interior de Minas Gerais que agora podem ser adquiridos de casa, diretamente de quem produz. 

  

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!