Maternidade real: mamãe gambá e filhotes são resgatados de concertina

Família gambá, também conhecida como saruê, estava presa no muro de divisa entre as casas no Centro de Araxá

, em Uberlândia
11/10/2024 ÀS 11H37
- Atualizado Há 5 horas atrás

Um resgate heroico foi feito pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta sexta-feira (11),  no Centro de Araxá. Uma mamãe gambá e seus filhotes foram resgatados após ficarem presos em uma concertina do muro que faz divisa entre duas residências.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Mãe e filhotes estavam presos na concertina do muro de divisa / Crédtio: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
Gambá e filhotes estavam presos na concertina do muro de divisa – Crédito: CBMMG

Leia mais: 

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

Chegando ao local, a equipe dos Bombeiros, utilizando materiais específicos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), conseguiu realizar a captura do gambá e sua trupe. Após a captura, o animal foi armazenado em um local apropriado e, em seguida, solto no hábitat natural, sem apresentar ferimentos.

Gambá ou também saruê

O gambá-de-orelha-preta também conhecido comosaruê é uma espécie de gambá muito comum na América do Sul, especialmente no Brasil e Argentina.

De acordo com o governo do Distrito Federal, o saruê, é um marsupial comum que vive em áreas urbanas e rurais. Ele se adapta facilmente a diferentes ambientes, buscando abrigo e alimento em locais como casas, galinheiros e até mesmo dentro de encanamentos. Apesar de sua aparência inofensiva, o saruê possui dentes afiados e pode transmitir doenças como a leptospirose e a raiva.

O saruê é um animal noturno e solitário. Sua dieta é variada, incluindo frutas, insetos, pequenos animais e até mesmo serpentes. Essa característica o torna um importante controlador de pragas.

É comum encontrar saruês em áreas urbanas, onde eles podem causar alguns transtornos como a invasão de residências e a depredação de galinheiros.

No entanto, é importante ressaltar que esses animais desempenham um papel ecológico importante e não devem ser mortos.

Didelphis albiventris – Saruê / Crédito: reprodução Fauna Digital / Elisa Ilha
Didelphis albiventris – Saruê/ Crédito: reprodução Fauna Digital / Elisa Ilha

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!