Aulas em Uberaba são suspensas em razão da maior crise hídrica em 40 anos

Com a seca prolongada afetando o abastecimento, 5% das escolas municipais não terão aulas nesta quinta-feira (10); reposição será garantida pela Secretaria de Educação

, em Uberlândia
10/10/2024 ÀS 12H34
- Atualizado Há 6 horas atrás

As aulas em Uberaba foram suspensas devido à maior crise hídrica em 40 anos na cidade. A prefeitura decretou situação de emergência nas áreas do município afetadas pela seca.

A decisão foi publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (9).

Prefeitura de Uberaba suspende aulas devido à falta d'água — Crédito: Redes Sociais/Reprodução
Prefeitura de Uberaba suspende aulas devido à falta d’água — Crédito: Redes Sociais/Reprodução

De acordo com a administração municipal, o cancelamento das aulas ocorre em escolas que enfrentam problemas com o abastecimento de água.

Apenas 5% das instituições de ensino municipais, totalizando três das 79 escolas da cidade, não terão aula nesta quinta-feira (10).

LEIA MAIS:

5 meses de seca: Rio Uberaba registra menor nível de abastecimento
Chuva em Uberlândia é motivo de comemoração após cinco meses de seca

Uberaba na mira da seca: cidade enfrenta pior crise hídrica dos últimos anos

O Paranaíba Mais solicitou a lista das escolas incluídas nessa lista e aguarda retorno.

Aulas em Uberaba foram suspensas pela falta de água na cidade

Segundo o decreto, o município enfrenta uma situação de anormalidade devido ao desequilíbrio hidrológico relacionado à seca prolongada, que já dura cinco meses sem chuvas, resultando no esgotamento dos mananciais e impactando o abastecimento de água.

Acompanhe as últimas notícias de Uberaba!

Suspensão das aula em Uberaba
Decisão foi tomada após decreto de situação de emergência em áreas afetadas pela pior seca dos últimos 40 anos — Crédito: Codau Uberaba

Algumas instituições de ensino terão as aulas canceladas a partir de hoje, a fim de garantir a segurança dos alunos.

Nessas unidades, haverá reposição de aulas em Uberaba, conforme já definido pela Secretaria de Educação, assegurando que nenhum estudante seja prejudicado.

Crise hídrica em Uberaba

Na última terça-feira (8), o Rio Uberaba, a principal fonte de abastecimento de água da cidade, registrou o menor nível de abastecimento nos últimos dias.

📲Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Na madrugada do dia 7, o reservatório caiu o nível para 21,4%. A vazão do rio, que deveria estar em pelo menos 1.200 litros por segundo para garantir o abastecimento regular da população, caiu para apenas 700 litros por segundo.

Crise hídrica força suspensão de aulas em algumas escolas municipais, impactando a rotina de milhares de estudantes.
Crise hídrica força suspensão de aulas em Uberaba em algumas escolas municipais, impactando a rotina de milhares de estudantes — Crédito: Codau Uberaba

Medidas para conter abastecimento do Rio Uberaba

O cenário preocupante levou a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) a adotar medidas emergenciais para preservar os recursos hídricos disponíveis.

Diante desse quadro, o plano de contingenciamento da seca foi acionado, resultando no fechamento dos reservatórios de água das 7h às 19h desta terça-feira, 8 de outubro.

A medida emergencial visa garantir que o sistema abasteça a população, mesmo que de forma reduzida.

O período de distribuição será cada vez mais curto, uma vez que a velocidade de recomposição dos reservatórios está menor do que o consumo diário da população.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!