Anderson Adauto pode dar vitória a Elisa no primeiro turno

Limbo jurídico envolvendo as eleições municipais em Uberaba tem como protagonista um recurso de Anderson Adauto no TRE

08/10/2024 ÀS 17H12

- Atualizado Há 9 horas atrás

O impasse envolvendo as eleições em Uberaba continua deixando o ambiente político tenso na cidade. O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) declarou a existência do segundo turno entre Elisa Araújo (PSD) e Tony Carlos (MDB) após a totalização dos votos na cidade.

O problema é que o terceiro colocado na disputa, o ex-prefeito Anderson Adauto (PV), teve sua candidatura indeferida pela justiça eleitoral mas concorreu as eleições normalmente com a candidatura “sub júdice”. Ele recorreu ao TRE-MG e ainda aguarda julgamento. Anderson, foi condenado duas vezes por improbidade administrativa e, por isso, foi considerado inelegível.

Elisa Araújo e Anderson Adauto
Se Anderson Adauto desistisse de recorrer, o TSE poderia recontar os votos válidos de Uberaba dando vitória a Elisa no primeiro turno. Foto: Divulgação

A decisão da justiça pode influenciar o destino das eleições em Uberaba e até mesmo sacramentar uma possível vitória de Elisa já no primeiro turno. Adauto recebeu 21.256 votos. Se a candidatura dele for mesmo indeferida em definitivo a votação recebida seria anulada. Com isso, a quantidade de votos válidos na cidade diminuiria o que levaria Elisa dos 46,36% para 53,23% de votos válidos, decidindo, portanto, no primeiro turno.

📲Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O problema é que a situação aguarda julgamento de Embargos de Declaração no TRE-MG e ainda caberá recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como o segundo turno das eleições acontecem no dia 27, juristas acreditam que seria praticamente impossível julgar dois recursos em instâncias superiores em tão pouco tempo.

Vamos imaginar então uma situação hipotética. Se Elisa disputa o segundo turno e perde as eleições. Posteriormente a justiça decide pela anulação dos votos de Adauto. Qual eleição estaria válida? A do primeiro turno onde ela então teria tido mais de 50% dos votos válidos?

Acompanhe as últimas notícias de Uberaba!

Para sair dessa encruzilhada ainda existe uma possibilidade: a desistência de Anderson Adauto de recorrer ao TSE. Se após uma suposta decisão desfavorável do TRE-MG, Adauto deixar de recorrer, a decisão poderia transitar em julgado, ou seja, tornar-se definitiva sem possibilidade de mudança. Se isso acontecesse antes do dia 27, a justiça poderia decidir por fazer a recontagem dos votos com a nova configuração e cancelar o segundo turno já dando vitória a Elisa no primeiro.

Mas essa possibilidade parece estar bem distante de acontecer. Eu conversei hoje com o ex-prefeito Anderson Adauto e ele foi categórico ao dizer que vai até a última instância. “Estou muito seguro sobre minhas questões jurídicas. Eu e meus advogados seguiremos trabalhando firme na garantia dos meus direitos”, disse. O político finalizou afirmando que “acredita na vitória e não vai desistir.”

Veja também

Rogério Silva

2 dias atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!