Casarão centenário em Prata: a transformação de uma antiga plantação de arroz em Hotel Fazenda

Refúgio no coração do Triângulo Mineiro, casarão centenário é um convite para uma viagem no tempo

07/10/2024 ÀS 21H06
- Atualizado Há 7 horas atrás

Localizado no município de Prata, o casarão centenário preserva a arquitetura de um galpão construído na década de 70. Durante o cultivo do arroz, o casarão servia para abrigar os adubos e maquinários utilizados na produção. A área externa era utilizada para secar os grãos.

Antes casarão centenário era o galpão de uma antiga plantação de arroz  e agora o salão de convivência do Hotel Fazenda
O casarão centenário foi reformado e hoje funciona como um salão de convivência – Crédito: TV Paranaíba.

A guardiã desse paraíso escondido, é Diva Maria Brant. A proprietária do casarão centenário reformou o local, mas procurou manter a arquitetura e os móveis da época, a fim de receber os visitantes em um ambiente que preserva a vida no campo.  

➡️Acompanhe as últimas notícias do Agro

Diva conta que sua família construiu o casarão centenário, mas que a decoração contou com a colaboração de vários membros da família: “Minha mãe tinha muitas coisas antigas. Então, começou com a minha mãe. Aí na minha gestão eu tirei muitas coisas e peguei outras. Então tem coisas do meu avô, tem coisas da avó, do meu ex-marido, tem coisas que eu comprei”.

Na imagem Diva Maria Brant, a proprietária do casarão
Diva Maria Brant procurou manter a arquitetura e os móveis de época – Crédito: TV Paranaíba

Na propriedade, é possível encontrar as colônias onde os funcionários moravam. Atualmente, essas casinhas foram reformadas para receber os visitantes, e são chamadas agora de chalés. 

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O que hoje impressiona pela beleza, antigamente eram escombros de um depósito de arroz de uma fazenda da família até meados da década de 80. Somente em 2013, Diva começou as reformas no casarão centenário:

“A minha mãe colocou umas janelas bem pequenininhas e eu tirei tudo. Eu amo isso. Eu amo esse movimento e eu amo a seguinte paisagem: aquele Flamboiã ali daqui a pouco vai estar um buquê. Então eu gosto de ver as flores. Eu gosto de ver tudo aqui”.

Na imagem está casa amarela, um local de relaxamento no Solar dos Ipês
A casa amarela é um local de relaxamento absoluto – Crédito: TV Paranaíba.

Quem decide se hospedar no hotel fazenda, desfruta de um passeio nostálgico em ambiente familiar. Entre o salão e a casa amarela, encontramos também uma mangueira. Segundo Luciano Caixeta, professor de agronomia, pelo diâmetro, essa mangueira deve ter aproximadamente 160 anos. 

A exuberância natural do entorno nos leva a um passeio para conhecer um jardim de jabuticabas. São 20 pés que há 3 anos eram estéreis, e não davam fruto. E hoje é uma festa de sabores. 

“Aqui nós fizemos um tratamento todo especial para elas. Carinho, cuidado e devolver a vida pro solo. Uma das coisas que a gente viu foi a mudança do manejo. Entramos com um remineralizador de solo e junto com isso foi colocado microrganismo para ajudar a melhorar o sistema radicular. Assim elas vão ficando cada vez mais doce”, disse Luciano.

Decoração do hotel casarão centenário
A decoração do hotel casarão centenário contou com a colaboração de vários membros da família Brant – Crédito: TV Paranaíba.

No casarão centenário, cada coisa foi pensada para oferecer uma experiência diferente. Mais do que descanso, mais do que comida, aqui é um lugar para você levar para casa com o olhar. Para se sentir em casa. 

“Aqui é assim: é como se você tivesse entrando na casa da avó, sabe?! Uma pessoa chega aqui e não é um hotel normal, é um hotel que tem gente. A gente recepciona, a gente conversa, então a pessoa se sente em casa”, Diva Maria Brant.

LEIA MAIS:

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!