Eleições municipais em Uberlândia são marcadas por crimes eleitorais, defeito nas urnas e confusão em seção

Paranaíba Mais faz resumo dos principais fatos durante a cobertura das eleições municipais em Uberlândia

07/10/2024 ÀS 07H50
- Atualizado Há 3 horas atrás

As eleições municipais em Uberlândia, neste domingo (6), foram marcadas por uma série de situações que comprometeram momentaneamente a votação, seja por problemas técnicos com as urnas eletrônicas ou eleitores abordados por violar a legislação eleitoral.

A votação para a escolha de prefeito, vice e vereadores de Uberlândia começou às 8h da manhã. Ao todo, 390.113 eleitores votantes compareceram aos 138 locais distribuídos em cinco zonas eleitorais. Outros 140.758 uberlandenses se abstiveram de votar.

Paulo Sérgio (PP) foi eleito prefeito com 52,16% dos votos.

A candidata Dandara (PT) teve 86.755 votos (24,56%), Leonídio Bouças (PSDB) 80.470 votos (22.78%), Daphiny Preta (PRTB) 931 (0,26%) e Gilberto Cunha 858 votos (0,24%).

Além disso, Uberlândia elegeu os 27 vereadores da próxima legislatura, sendo Fabão (PV) o mais votado com 14.596 votos.

Veja a galeria de fotos das eleições municipais em Uberlândia:

Eleições municipais em Uberlândia

Para as eleições municipais em Uberlândia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destacou que 1.872 urnas eletrônicas foram distribuídas, com a participação de mais de 3 mil pessoas no processo logístico, entre funcionários e voluntários, para garantir que o processo transcorresse com tranquilidade.

As urnas saíram do cartório eleitoral por volta das 5h. Ainda nas primeiras horas da votação, eleitores enfrentaram problemas técnicos nas urnas eletrônicas, especialmente no modelo de 2013, que apresentou falhas no reconhecimento biométrico dos eleitores.

Acompanhe as últimas notícias sobre as Eleições 2024!

Eleições municipais em Uberlândia 2024
Apuração foi finalizada por volta de 21h15 durante as eleições municipais em Uberlândia – Foto: TV Paranaíba/Reprodução

O juiz eleitoral Luiz Camuci explicou que os problemas foram rapidamente solucionados com a reinicialização dos equipamentos ou a substituição das urnas defeituosas. Até o início da tarde, 60 urnas já haviam sido substituídas em Uberlândia, e o cartório eleitoral destacou que medidas de contingência estavam prontas para serem aplicadas.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi informado sobre os problemas com as urnas. A votação foi encerrada às 17h e todas as urnas estavam apuradas até as 21h15.

Crimes eleitorais e irregularidades

Logo no início do dia, as ruas de Uberlândia amanheceram cobertas por santinhos de candidatos, em uma clara violação da lei eleitoral.

A prática ilegal é crime gerou poluição visual próximo de vários locais de votação, como a Universidade da Criança, a Escola Estadual Professora Juvenília Ferreira dos Santos e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Eleições municipais em uberlândia
Vias amanheceram repletas de santinhos de candidatos de Uberlândia – Foto: TV Paranaíba/Reprodução

Outro episódio envolveu o derramamento de panfletos com propaganda negativa do candidato Paulo Sérgio (PP) nas proximidades de uma escola no bairro Morumbi. Até neste domingo, em Uberlândia, foram contabilizadas 340 denúncias de propaganda ilegal pelo aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A prática de boca de urna também foi registrada. O vereador Antônio Augusto, conhecido como Queijinho (PSDB), chegou a ser detido pela Polícia Militar (PM) sob suspeita de realizar boca de urna em um local de votação. Segundo relatos, o vereador teria abordado eleitores, mesmo após ter sido orientado pelas autoridades a cessar essa atividade ilegal. Após ser ouvido na Polícia Federal (PF), ele foi liberado.

O vereador, reeleito com 4.744 votos, negou as denúncias e disse que irá comprovar a inocência perante a Justiça Eleitoral.

LEIA MAIS:

Confusões em seções eleitorais

Além dos crimes eleitorais, o dia de votação também foi marcado por confusões em algumas seções. Um eleitor foi preso após se recusar a entregar seu celular, conforme exigido pelas normas eleitorais.

O incidente ocorreu no bairro Residencial Integração, onde o eleitor, alterado, chegou a ficar nu próximo à cabine de votação e perante os mesários. A Polícia Militar foi acionada e o homem foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal.

Um homem embriagado também foi abordado pela polícia ao ser flagrado perturbando o fluxo de votação em um colégio eleitoral no bairro Santa Mônica.

De acordo com relatos de um fiscal eleitoral, o homem gritava o nome de um dos candidatos a prefeito e foi acusado de empurrar algumas pessoas que estavam na fila.

Eleições 2024 no Grupo Paranaíba

O Grupo Paranaíba fez uma cobertura multiplataforma do 1º turno das Eleições 2024, com mais de 15 horas de programação ao vivo. A cobertura incluiu transmissões de TV, rádio, portal de notícias e redes sociais, oferecendo boletins, análises, reportagens e convidados ao vivo para manter a população informada, em tempo real, sobre tudo o que aconteceu durante as eleições municipais em Uberlândia e região. 

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!