Filhotes de onça parda são resgatados em São Sebastião do Pontal

Filhotes foram encontrados na noite desta sexta-feira (4) em meio a plantação de cana

, em Uberlândia
05/10/2024 ÀS 13H34
- Atualizado Há 10 horas atrás

O Corpo de Bombeiros de Iturama resgatou, na noite desta sexta-feira (4), dois filhotes de onça parda na cidade de São Sebastião do Pontal. Segundo os militares, a equipe foi acionada por um funcionário de uma usina que avistou os animais.

Os filhotes foram resgatados sem ferimentos e encaminhados a uma clínica veterinária em Iturama.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Filhotes de onça parda foram encontrados sem ferimentos / Crédito: Corpo de bombeiros de Iturama
Filhotes de onça parda foram encontrados sem ferimentos – Crédito: Corpo de bombeiros de Iturama

Segundo o sargento do corpo de bombeiros, Ricardo Alexandre, um funcionário da Usina Coruripi, relatou que estavam cortando cana mecanicamente quando avistaram dois filhotes de onça-parda no meio do canavial, quase atropelando os filhotes.

A presença dos bombeiros foi solicitada por volta das 19h00 e a equipe se dirigiu ao local, onde os animais foram resgatados.

Os filhotes foram levados para Iturama e encaminhados a uma clínica veterinária, onde receberam os devidos cuidados.

Eles não apresentavam ferimentos, mas a mãe não foi localizada.

➡️Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia!

Onça parda

Segundo o site do governo federal, a onça-parda (Puma concolor) é o segundo maior felino do Brasil e é encontrado em uma ampla variedade de habitats, que vão de florestas a savanas, e até em áreas alteradas como plantações e pastagens, estando presente em todos os biomas brasileiros.

Este felino é amplamente distribuído pelo continente americano, ocorrendo desde o Canadá até a região meridional da Cordilheira dos Andes, o que o torna um dos mamíferos ocidentais com a maior área de distribuição.

Nos últimos anos, têm surgido cada vez mais relatos de aproximação desse animal com os seres humanos. É comum ver notícias sobre onças-pardas em áreas urbanas, entrando em residências e atacando animais de estimação.

A severa redução de habitats devido ao crescimento urbano desordenado, o aumento das atividades humanas e a diminuição de suas presas são as principais causas desse fenômeno, além de serem fatores que contribuem para o acentuado declínio populacional da espécie em toda sua área de distribuição.

Além disso, a caça e a expansão da malha rodoviária no país agravam ainda mais a situação da onça-parda, resultando na perda significativa de indivíduos. Essa situação é extremamente preocupante, pois a espécie possui populações naturalmente pequenas e uma baixa taxa de reposição.

Veja também:

 

 

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!