Dia do Empreendedor: Minas Gerais celebra avanço de 400% em MEIs em uma década

Minas Gerais é o segundo estado com maior número de micro empreendedores; são mais de 1,7 milhão

05/10/2024 ÀS 07H00
- Atualizado Há 2 dias atrás

No Dia do Empreendedor, celebrado neste 5 de outubro, Minas Gerais se consolida como um polo de empreendedorismo. São mais de 1,7 milhão de Microempreendedores Individuais (MEIs) ativos contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado.

O estado tem se destacado no cenário nacional como uma das federações com o maior número de empreendedores.

No Brasil todo, até o final de setembro de 2024, o país registrou mais de 16,1 milhões de MEIs, com mais de 4,4 milhões de novas empresas abertas apenas nos últimos 10 anos.

Dia do Empreendedor
Micro e pequenos empresários são responsáveis pela contratação de mais da metade dos empregos formais – Foto: Freepik

Minas Gerais como polo empreendedor

Até setembro desde ano, conforme os dados disponíveis no Painel do Empreendedor, a região atingiu a marca de 1.766.311 MEIs registrados, ficando atrás apenas de São Paulo, que conta com 4.492.296.

Esse número revela o crescimento contínuo do empreendedorismo em Minas, sendo que há 10 anos o estado tinha apenas cerca de 442 mil MEIs. O quantitativo de microempreendedores é quatro vezes maior em uma década, o que reflete o ambiente favorável para os negócios no estado.

Além da capital mineira, cidades como Uberlândia e Contagem são as que mais se destacam nesse cenário. Uberlândia, em particular, se tornou um dos principais centros logísticos e de distribuição do estado, atraindo investimentos em diversos setores, incluindo comércio, serviços e indústria.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Dia do Empreendedor
Dia do Empreededor celebra formalização da atividade e destaca importância dos profissionais autônomos – Foto: Freepik

É onde se concentram, na região do Triângulo, o maior número de microempreendedores. Veja o ranking das principais cidades mineiras de Minas e do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba com maior destaque no empreendedorismo individual.

  1. Belo Horizonte: 292.878
  2. Contagem: 72.335
  3. Uberlândia: 81.431
  4. Betim: 43.182
  5. Uberaba: 26.913
  6. Patos de Minas: 14.359
  7. Araxá: 10.147
  8. Araguari: 9.336
  9. Ituiutaba: 6.878
  10. Paracatu: 6.365

Dia do empreendedor

O Dia do Empreendedor é uma data que homenageia os micro e pequenos empresários de todo o Brasil e está associada à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, criado por meio da Lei nº 9.841, em 1999.

A legislação institui os direitos e garantias às micro e pequenas empresas, se tornando um marco para a regulamentação e formalização do setor.

LEIA MAIS

Com o intuito de incentivar a geração de emprego e renda, o estatuto ainda trouxe benefícios como a simplificação de processos burocráticos e a criação do Simples Nacional, regime tributário que unifica o pagamento de impostos para os empreendedores.

Desde então, o Dia do Empreendedor se tornou uma oportunidade para reconhecer as conquistas da atividade econômica, discutir desafios e promover ações que incentivem ainda mais a formalização e o crescimento dos negócios nesse segmento, que representa mais da metade dos empregos formais no país.

Simples Nacional
Estatatuto criou o sistema tributário unificado Simples Nacional – Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!