Filhote de raposa é resgatado após se perder da mãe na zona urbana de Sacramento

Animal silvestre será encaminhado ao hospital veterinário da FAZU para receber cuidados antes de retornar à natureza

04/10/2024 ÀS 08H05
- Atualizado Há 2 dias atrás

Um filhote de raposa foi resgatado e encaminhado ao Corpo de Bombeiros de Sacramento na noite desta quinta-feira (3). De acordo com a corporação, o animal foi encontrado sozinho na área urbana da cidade.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Bebê raposa foi encontrado na noite de sexta-feira (3) - Foto: Corpo de Bombeiros/ Reprodução
Bebê raposa foi encontrado na noite de sexta-feira (3) – Foto: Corpo de Bombeiros/ Reprodução

O filhote, que aparentava ter poucos dias de vida, não apresentava ferimentos visíveis. Segundo os bombeiros, as queimadas em abundância podem ter assustado o animal, fazendo com que se perdesse de sua mãe.

Muitos animais silvestres fogem das matas em direção às áreas urbanas por conta do fogo, e alguns não conseguem escapar das chamas.

➡️Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia!

Por se tratar de um animal silvestre ainda incapaz de sobreviver na natureza, o filhote será encaminhado ao hospital veterinário da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba).

Ele receberá os cuidados necessários até que esteja apto para ser devolvido ao seu habitat natural.

Bebê raposa é resgatado pelos bombeiros - Foto: Corpo de Bombeiros/ Reprodução
Filhote de raposa é resgatado pelos bombeiros – Foto: Corpo de Bombeiros/ Reprodução

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

Veja também:

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

Raposa-do-campo

Segundo a Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (AMDA), a raposa-do-campo (Lycalopex vetulus) é o único canídeo brasileiro exclusivo do Cerrado.

Possui pelagem que varia do amarronzado ao cinza, olhos curiosos e atentos, e mede chega a medir cerca de 60 cm, pesando entre 2 e 4 kg.

Com características como cabeça, focinho e peito estreitos, além de uma cauda com ponta escura, ela é uma espécie onívora que se alimenta de cupins, pequenos mamíferos, aves e frutos.

É um animal que leva um estilo de vida solitário, a raposa-do-campo habita regiões de vegetação rala e enfrenta ameaças como a destruição do Cerrado, atropelamentos e predação, estando classificada como vulnerável à extinção.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!