Morre Cid Moreira: uma das vozes mais conhecidas do Brasil se cala

Jornalista, apresentador e locutor havia completado 97 anos no último dia 28 de setembro. Ele deixa um legado na televisão brasileira

, em Uberlândia
03/10/2024 ÀS 10H03
- Atualizado Há 3 dias atrás

Morreu nesta quinta-feira (3) o jornalista, apresentador e locutor Cid Moreira, ícone do jornalismo brasileiro. A informação foi confirmada pela esposa de Cid, Fátima Sampaio.

Cid enfrentava problemas renais desde 2022, o que o levou a iniciar sessões de diálise. Inicialmente realizadas no hospital, as sessões passaram a ser feitas em casa com o apoio de sua esposa.

O jornalista estava internado em um hospital em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, onde, nas últimas semanas, tratava uma pneumonia.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Cid Moreira havia completado 97 anos na última sexta-feira (28) / Crédito: Acervo/Globo
Cid Moreira havia completado 97 anos na última sexta-feira (28) / Crédito: Acervo/Globo

Quem foi Cid Moreira?

Cid Moreira nasceu em 27 de setembro de 1927, em Taubaté, São Paulo, e completou 97 anos na última sexta-feira (28). 

Sua carreira no rádio começou em 1944, após ser incentivado por um amigo a fazer um teste de locução na Rádio Difusora de Taubaté. Entre 1944 e 1949, ele narrou comerciais, mudando-se para São Paulo para trabalhar na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade.

Em 1951, Cid se transferiu para o Rio de Janeiro e foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga, onde começou a apresentar comerciais ao vivo na televisão. Ele se destacou como âncora do “Jornal Nacional” durante 27 anos, estreando em 1969 ao lado de Hilton Gomes e se tornando um ícone ao dividir a bancada com Sérgio Chapelin. Após uma reformulação do programa, Cid foi substituído em 1996 por William Bonner e Lilian Witte Fibe.

Além do “Jornal Nacional”, ele também fez parte da equipe do “Fantástico”, sendo lembrado por sua narração do quadro do Mister M. A partir dos anos 1990, Cid se dedicou à locução de passagens bíblicas, levando esse trabalho ao YouTube e gravando a Bíblia em áudio books, que superaram 60 milhões de cópias vendidas. 

Leia mais:

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!