Votos válidos: Paulo Sérgio lidera pesquisa eleitoral; Dandara e Leonídio estão tecnicamente empatados, diz Ipec

Nova pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (3) e também mostrou índices de rejeição dos candidatos

Da Redação
, em Uberlândia
03/10/2024 ÀS 08H56
- Atualizado Há 3 dias atrás

Em nova pesquisa eleitoral do Ipec sobre as intenções de voto para a Prefeitura de Uberlândia, divulgada nesta quarta-feira (3) pelo portal G1 Triângulo Mineiro, Paulo Sérgio (PP) permanece na liderança com 43% dos votos válidos.

A candidata Dandara (PT) aparece em segundo lugar com 29% dos votos válidos, enquanto Leonídio Bouças (PSDB) está com 25%. Considerando a margem de erro de três pontos percentuais, Dandara e Leonídio estão tecnicamente empatados. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Dandara e Leonídio estão tecnicamente empatados, considerando os votos válidos – Foto: Paranaíba Mais

Os candidatos Gilberto Cunha (PSTU) e Daphiny Preta (PRTB) registraram 1% cada nas intenções de votos válidos. A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, com 800 eleitores.

Votos válidos

  • Paulo Sérgio (PP): 43%
  • Dandara (PT): 29%
  • Leonídio Bouças (PSDB): 25%
  • Gilberto Cunha (PSTU): 1%
  • Daphiny Preta (PRTB): 1%

A metodologia considera votos válidos como aqueles em que são excluídos brancos, nulos e indecisos. De acordo com o levantamento, os números podem não somar 100% devido ao arredondamento dos percentuais.

Votos totais

Em relação aos votos totais ,em que os nomes e o partido dos candidatos são apresentados aos eleitores, Paulo Sérgio caiu para 38%, ante os 46% registrados na pesquisa anterior de 18 de setembro. Dandara aparece com 26%, abaixo dos 29% anteriores, enquanto Leonídio subiu de 17% para 22%. Daphiny Preta avançou de 0% para 1%, e Gilberto Cunha manteve o 1% de intenções de voto.

Os votos em branco ou nulos somaram 7%, e os indecisos aumentaram para 5%.

LEIA MAIS

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Paulo Sérgio continua liderando com 28%, uma queda em relação aos 35% registrados anteriormente. Dandara tem 21%, comparado aos 25% da última pesquisa, enquanto Leonídio subiu de 8% para 13%. Gilberto Cunha caiu de 1% para 0%. A candidata Daphiny Preta não foi mencionada.

O percentual de votos em branco ou nulos permaneceu em 10%, e o número de indecisos subiu para 26%, acima dos 19% da pesquisa anterior.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Índice de rejeição

A pesquisa ainda revelou as taxas de rejeição dos candidatos. Dandara (PT) lidera nesse quesito, com 41% dos eleitores afirmando que não votariam nela de jeito nenhum. Gilberto Cunha (PSTU) aparece com 25% de rejeição, seguido por Paulo Sérgio (PP) com 22% e Daphiny Preta (PRTB) com 18%. O candidato Leonídio Bouças (PSDB) tem o menor índice de rejeição, com 17%.

Além das rejeições individuais, 8% dos entrevistados disseram que poderiam votar em todos os candidatos, enquanto 10% não souberam ou preferiram não opinar.
A pesquisa ouviu 800 eleitores de Uberlândia, durante o período de 30 de setembro a 2 de outubro. O levantamento encomendado pela TV Integração foi registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo MG-00427/2024.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!