Produtor afetado pela seca em Minas poderá renegociar dívidas

Agricultores mineiros atingidos pela estiagem terão a oportunidade de rever contratos de crédito com o Banco do Brasil, mantendo o acesso a novas linhas de financiamento

02/10/2024 ÀS 16H47
- Atualizado Há 4 dias atrás

Agricultores de Minas Gerais, fortemente impactados pela seca severa, poderão renegociar suas dívidas com o Banco do Brasil, maior operador de crédito agrícola do país.

A iniciativa, anunciada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), garante que os produtores terão condições exclusivas para reavaliar seus contratos e parcelas, especialmente aqueles com vencimento ainda em 2024.

dívidas
Produtores de MG buscam soluções para renegociar dívidas devido à seca. – Crédito: Diego Vargas / Ascom SEAPA

O gerente de Agronegócios do Banco do Brasil para Minas Gerais, Bruno Machado, afirmou que, além da renegociação, os agricultores de pequeno, médio e grande porte continuarão tendo acesso a linhas de crédito. “Mesmo com a revisão dos contratos, as portas continuam abertas para novos financiamentos”, destacou.

Renegociação de dívidas para fortalecer o agro mineiro

dívidas
Crédito: Freepik

Minas Gerais possui a maior carteira agrícola do Banco do Brasil, com R$ 52 bilhões aplicados no estado, e essa ação visa apoiar os produtores a manterem suas atividades em meio às dificuldades climáticas. 

O secretário de Agricultura de Minas Gerais, Thales Fernandes, ressaltou a importância do crédito agrícola para a sustentabilidade da agropecuária. “Essas condições são fundamentais para que o produtor mineiro enfrente as intempéries climáticas e siga gerando renda e emprego no estado”, afirmou Fernandes.

➡️ Acompanhe as últimas notícias!

Garantia-Safra como apoio extra

Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

Além da renegociação das dívidas, os agricultores podem contar com o Programa Garantia-Safra, que, neste ano, teve um aumento no número de beneficiados em Minas Gerais, chegando a 40 mil produtores. 

O programa oferece um benefício anual de R$ 1,2 mil aos agricultores de regiões afetadas por estiagem severa, garantindo um suporte adicional para aqueles que comprovarem perdas de 50% ou mais das culturas.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Medidas de adaptação à seca

Além do apoio financeiro, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) está auxiliando os produtores a se adaptarem às condições climáticas. 

Técnicas de conservação de água e solo, como o uso de plantas de cobertura, construção de barraginhas e terraceamento, estão sendo implementadas para mitigar os efeitos da seca.

Veja também

Michele Araújo

1 hora atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!