Eclipse solar anular poderá ser visto nesta quarta-feira (2); veja horários e locais para observação

No horário de Brasília, o eclipse parcial poderá ser observado entre 16h e 18h30 nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

, em Uberlândia
02/10/2024 ÀS 09H57
- Atualizado Há 4 dias atrás

Nesta quarta-feira acontecerá o eclipse parcial do sol, que poderá ser visto por grande parte da América Latina. No Brasil, o eclipse poderá ser visto parcialmente. 

Eclipse solar ocorrido no dia 08 de abril de 2024 / Crédito: Ron Jenkins/Getty Images
Eclipse solar ocorrido no dia 08 de abril de 2024 / Crédito: Ron Jenkins/Getty Images

📲Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Como funciona um eclipse solar anular?

Um eclipse anular ocorre apenas quando a lua está em seu ponto mais distante da Terra. Assim, para quem está na superfície, ela não bloqueia totalmente a luz do sol, criando um impressionante anel de fogo ao seu redor.

Devido à distância e ao fato de parecer menor que o sol, o satélite natural da Terra aparece como um “disco escuro” sobre um disco maior e brilhante, formando a ilusão de um anel ao redor do nosso satélite natural.

Entenda a diferença entre eclipse Solar anular e parcial

  • Eclipse solar total: Neste fenômeno, a Terra, a lua e o sol se alinham de forma tão precisa que, da perspectiva terrestre, o sol é completamente “escondido” pela lua. Isso permite que apenas a coroa, a atmosfera solar, seja visível.
  • Eclipse solar anular: A Lua se posiciona entre a Terra e o sol, mas, por estar mais distante do nosso planeta, ela bloqueia a maior parte da luz solar sem cobrir o astro completamente. Isso resulta no famoso “anel de fogo”.
  • Eclipse solar parcial: Ocorre quando não há um alinhamento perfeito entre a Terra, a lua e o sol. Nesse caso, a Lua passa entre o sol e a Terra, mas apenas uma parte do sol é obscurecida.

Como observar o eclipse do Brasil?

O Observatório Nacional destaca a importância de escolher um local com uma visão desobstruída para o oeste, uma vez que o fenômeno ocorrerá próximo ao pôr do sol.

O horário exato do evento pode variar conforme a localização do observador. Em Minas Gerais, o eclipse terá início às 16:59 e terminará às 18:15.

Dicas para assistir ao eclipse

Atenção: Não olhe para o Sol sem proteção!

Se você estiver em locais onde o fenômeno será visível, é fundamental saber que olhar para um eclipse solar sem equipamentos adequados pode causar lesões graves nos olhos. Não é seguro usar lentes de câmera, binóculos ou telescópios sem filtros apropriados.

O ideal é utilizar lentes que atendam ao padrão ISO 12312-2, pois as lentes comuns de óculos de sol não oferecem proteção suficiente, independentemente da escuridão das lentes.

Esses acessórios podem ser adquiridos até mesmo pela internet, mas é crucial garantir que cumpram as normas de segurança.

Caso não tenha um equipamento seguro para observar o fenômeno no dia do eclipse, uma alternativa é a observação indireta, que pode ser feita por meio de uma projeção.

MAIS! A Terra terá duas luas? Entenda o fenômeno da “mini-lua”

Horários Detalhados do Eclipse Solar Parcial nos Estados Brasileiros

  • Espírito Santo: começa às 17:07 e termina por volta das 17:45.
  • Rio de Janeiro: começa às 16:59 e termina por volta das 17:59.
  • Mato Grosso: começa às 17:07 e termina por volta das 18:00.
  • Goiás: começa às 17:08 e termina por volta das 18:10.
  • Minas Gerais: começa às 16:59 e termina por volta das 18:15.
  • São Paulo: começa às 16:51 e termina por volta das 18:23.
  • Mato Grosso do Sul: começa às 16:46 e termina por volta das 18:26.
  • Paraná: começa às 16:43 e termina por volta das 18:32.
  • Santa Catarina: começa às 16:41 e termina por volta das 18:34.
  • Rio Grande do Sul: começa às 16:30 e termina por volta das 18:41.

‎ ‎ ‎

Acompanhe a transmissão do eclipse pelo Observatório Nacional:

 

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!