A uma semana das eleições, Uberlândia soma cerca de 300 denúncias de propaganda ilegal

Sistema Pardal conta com mais de 8 mil denúncias em Minas Gerais; maioria de banners e cartazes irregulares

29/09/2024 ÀS 08H30
- Atualizado Há 2 semanas atrás

Faltam 7 dias para as eleições municipais e, em Uberlândia, a Justiça Eleitoral recebeu mais de 8 mil denúncias de propaganda irregular no estado até o momento. Na cidade, são 291 notificações.

O montante representa quase 12% a mais de todas as irregularidades denunciadas nas últimas eleições, em 2022, quando foram registradas 260 denúncias.

Pardal
Sistema Pardal já recebeu 291 denúncias de propaganda ilegal em Uberlândia – Foto: R7

Conforme as estatísticas disponibilizadas pelo sistema Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Uberlândia é o quarto município com mais denúncias de propaganda eleitoral. Lideram o ranking a capital Belo Horizonte (608), Ribeirão das Neves (489) e Governador Valadares (344).

Os dados são referentes às estatísticas divulgadas até a última sexta-feira (27), quando a apuração da reportagem foi realizada.

Acompanhe as últimas notícias sobre as Eleições 2024!

Principais denúncias de propaganda ilegal

Irregularidades envolvendo banners, faixas e cartazes estão entre as principais denúncias de propaganda eleitoral em Minas. Em seguida, aparecem as propagandas eleitorais em bens públicos. Veja:

  1. Banner/faixa/cartaz (21%)
  2. Bem público (18%)
  3. Internet (14%)
  4. Bem particular (12%)
  5. Adesivo (11%)

Os candidatos a vereadores lideram como alvos das denúncias de propaganda irregular. A realidade reflete em Uberlândia. Entre as principais denúncias feitas por eleitores foi envolvendo propaganda em banners.

Uma delas chegou a ser noticiada pelo Paranaíba Mais e gerou divergências jurídicas, uma vez que a legislação eleitoral permite o uso de windbanners em vias públicas, mas o Código Municipal de Posturas veda a prática.

Denúncias de propaganda ilegal
Pardal recebeu denúncias de propaganda ilegal no Camaru e jantar para influenciadores – Foto: Redes sociais/ Reprodução

Outra denúncia de suposta propaganda irregular feita pelo Sistema Pardal envolveu um candidato a vereador que teria oferecido jantar a influenciadores digitais da cidade, com participantes do evento usando bottons da campanha eleitoral.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Houve ainda um caso em que o candidato a vereador fez uma passeata com pedido de votos e distribuição de materiais durante o rodeio do Camaru 60 Anos. As duas denúncias foram distribuídas à 279ª Zona Eleitoral de Uberlândia e são apuradas pelo Ministério Público Estadual (MPE).

Veja também

Michele Araújo

2 horas atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!