Paciente é hospitalizada com suspeita de Mpox no Piauí: entenda sobre a doença

Mpox se tornou uma emergência sanitária global. Em 2022, quando a doença chegou ao Brasil, foram registrados mais de 10 mil casos

, em Uberlândia
27/09/2024 ÀS 15H19
- Atualizado Há 2 semanas atrás

Uma paciente deu entrada no Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina, com sintomas de Mpox, na última quinta-feira (26). O Estado do Piauí já registrou 34 casos desde a descoberta da doença no Brasil, em 2022. O diagnóstico dessa ainda não foi confirmado.

Brasil já registra mais de mil casos de mpox / Crédito: Getty Images
Brasil já registrou mais de mil casos de mpox / Crédito: Getty Images3

O que é a Mpox?

A mpox é uma doença viral provocada pelo mpox vírus (MPXV), pertencente ao gênero Orthopoxvirus e à família Poxviridae. A doença se espalha através do contato  com lesões de pele de pessoas infectadas. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

O período de incubação da mpox, ou seja, o intervalo entre a exposição ao vírus e o surgimento dos primeiros sinais e sintomas, geralmente varia de 3 a 16 dias, podendo se estender até 21 dias. Uma vez que os sintomas, como as erupções cutâneas, se manifestam, o indivíduo deixa de ser contagioso após o desaparecimento das crostas. As erupções costumam surgir de um a três dias após o início da febre, embora possam, em algumas situações, aparecer antes da febre.

Mais! Minas Gerais tem quase 700 casos confirmados de Mpox

As lesões podem ser planas ou ligeiramente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, e podem evoluir para crostas que secam e caem. A quantidade de lesões pode variar amplamente, desde algumas poucas até milhares. Embora as erupções tendam a se concentrar no rosto, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, elas podem aparecer em qualquer área do corpo, incluindo boca, olhos, órgãos genitais e ânus.

Transmissão da Mpox

A principal via de transmissão da mpox é o contato direto entre pessoas, envolvendo pele e secreções, além da exposição próxima e prolongada a gotículas e outras secreções respiratórias. Isso acontece, especialmente, através do contato com as erupções e lesões cutâneas, bem como com fluidos corporais (como pus e sangue provenientes das lesões) de um indivíduo infectado. Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser fontes de infecção, permitindo que o vírus seja transmitido pela saliva.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Além disso, a infecção pode ocorrer ao entrar em contato com objetos que foram recentemente contaminados, como roupas, toalhas, lençóis ou utensílios e pratos que tiveram contato com o vírus através de uma pessoa doente. A transmissão por gotículas geralmente exige um contato próximo e prolongado entre o paciente infectado e outras pessoas, colocando trabalhadores da saúde, familiares e parceiros íntimos em um grupo de maior risco de infecção.

Mpox no Brasil

Em 2022, quando a doença chegou ao Brasil, foram registrados mais de 10 mil casos, já esse ano entre janeiro e setembro já foram diagnosticados 1.100 casos, superando 2023. Até agora os municípios com mais registros são: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!