Espetáculo no céu: ‘Cometa do Século’ pode ser visto nesta sexta-feira (27)

O C/2023 A-3 está mais perto do Sol e mais visível a olho nu; saiba como observar este fenômeno único

, em Uberlândia
27/09/2024 ÀS 08H36
- Atualizado Há 2 semanas atrás

O tão aguardado momento chegou: nesta sexta-feira (27), o cometa C/2023 A-3 (Tsuchinshan-ATLAS), apelidado de “cometa do século”, atingirá seu periélio, o ponto de maior proximidade com o Sol. Esse evento marcará o início de um período em que o cometa poderá ser observado a olho nu da Terra, proporcionando um espetáculo astronômico único.

Cometa do Século
Cometa C/2023 A-3 promete ser o mais brilhante dos últimos anos — Crédito: NASA/ Matthew Dominick

Especialistas e entusiastas da astronomia estão com grandes expectativas para o fenômeno, que poderá ser visto até meados de outubro.

Por quanto tempo o cometa ficará visível?

A partir de hoje, os observadores poderão buscar o cometa no céu, próximo à linha do horizonte leste. O que torna o cometa do século especial é sua possibilidade de desenvolver uma cauda longa e brilhante, formada pela sublimação de gelo devido à intensa radiação solar.

O cometa deverá permanecer visível até o início de outubro, mas o período mais promissor para observação será entre os dias 27 de setembro e 6 de outubro.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Cometa do Século
O Cometa do Século está mais próximo da Terra e promete um show celestial – Crédito: NASA/ Matthew Dominick

Após esse período, entre os dias 7 e 11 de outubro, a proximidade do Sol dificultará a visualização. Mas, a partir do dia 12, o cometa voltará a ser visto no horizonte oeste logo após o pôr do Sol, em sua maior aproximação com a Terra, estimada para o dia 13 de outubro.

×

Leia Mais

Apesar das grandes expectativas, astrônomos alertam que o comportamento do cometa pode ser imprevisível. Segundo o astrônomo Dr. Filipe Monteiro, do Observatório Nacional, há sempre a possibilidade de que o cometa se desintegre ao se aproximar do Sol, devido à intensa radiação.

“Não podemos afirmar com certeza o quão brilhante ele será ou se realmente poderá ser visto a olho nu durante todo o período. Em alguns casos, instrumentos como binóculos ou telescópios podem ser necessários”, explicou Monteiro.

A maior aproximação com a Terra

A máxima aproximação entre o cometa e a Terra acontecerá no dia 13 de outubro, a cerca de 70,7 milhões de quilômetros de distância, um momento que deverá oferecer as melhores condições de observação.

➡️Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia!

A expectativa é que ele passe pelas constelações de Virgem, Serpente e Ofiúco, proporcionando aos observadores um verdadeiro show celeste. Para aqueles que pretendem acompanhar o fenômeno, a dica é procurar locais com o horizonte oeste livre, já que o cometa estará baixo no céu, a até 30 graus de altura.

Cometa do Século
Nesta sexta-feira (27) o Cometa do Século poderá ser visto no céu — Crédito: Freepik

Se o C/2023 A-3 (Tsuchinshan-ATLAS) cumprir as previsões, ele pode entrar para a história como o “Cometa do Século”, comparável a eventos raros como o do cometa Hale-Bopp, que encantou o mundo em 1997. Prepare seus binóculos, procure um bom ponto de observação e fique atento ao céu nas próximas semanas — esse espetáculo astronômico pode ser uma oportunidade única em nossas vidas.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!