Coreto da Praça Clarimundo Carneiro em Uberlândia é alvo de vandalismo com mensagens políticas

Pichações criticam o candidato à prefeitura de Uberlândia, Paulo Sérgio (PP) e faz referência ao seu concorrente, Leonídio Bouças (PSDB)

, em Uberlândia
26/09/2024 ÀS 14H08
- Atualizado Há 1 semana atrás

O coreto da Praça Clarimundo Carneiro, um dos monumentos históricos mais importantes de Uberlândia, foi vandalizado com pichações, nesta quinta-feira (26). As mensagens deixadas nas paredes do local citam críticas ao candidato à prefeitura da cidade, Paulo Sérgio (PP), e fazem referência à campanha de seu concorrente, Leonídio Bouças (PSDB), inclusive com o número de votação associado ao nome do candidato.

Odelmo Leão se posiciona nas redes sociais

O atual prefeito do município, Odelmo Leão, usou as redes sociais para expressar indignação diante do ato de vandalismo no coreto da Praça Clarimundo Carneiro. “Política se faz com honradez e responsabilidade. Sempre trabalhei dessa forma e nunca permitirei que princípios básicos de caráter sejam abandonados na busca por um cargo público”, afirmou Leão.

➡️ Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia!

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Odelmo Leão (@odelmoleao)


Ele lamentou o ocorrido, destacando que o monumento é um patrimônio histórico da cidade. “Quem perde com essa falta de respeito somos todos nós. Temos espaços apropriados para debater ideias e apresentar propostas. Espero que o respeito ao nosso povo volte a prevalecer nesta reta final de eleição”, concluiu o prefeito.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Prefeitura fará pintura para restaurar o monumento histórico – Crédito: Ademir Reis/Reprodução

Em nota, o candidato à prefeitura de Uberlândia, Leonídio Bouças (PSDB), repudiou o ato de vandalismo no coreto da Praça Clarimundo Carneiro, e o classificou como um ataque ao patrimônio público e aos cidadãos que se preocupam com a cidade.

Ele destacou que a ação, utilizada com fins eleitorais, foi criminosa e deve ser investigada, com os responsáveis punidos. O candidato reforçou seu compromisso com uma política limpa e ressaltou sua indignação ao ver o monumento histórico ser danificado de forma inconsequente.

Prefeitura de Uberlândia fez boletim de ocorrência e fará pintura para recuperar monumento

A Prefeitura de Uberlândia informou que registrou um boletim de ocorrência sobre o vandalismo no coreto da Praça Clarimundo Carneiro e enviou imagens do flagrante à polícia. Disse ainda que a administração está tomando medidas para restaurar o monumento, com a pintura para recuperar suas características originais, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

A equipe do Paranaíba Mais entrou em contato com a assessoria de imprensa do candidato Paulo Sérgio (PP) que respondeu com a seguinte nota:

“É com profunda indignação que tomei conhecimento do ato criminoso e inaceitável de vandalismo contra o Coreto da Praça Clarimundo Carneiro e outros pontos do centro da cidade. Os patrimônios públicos são bens de todos, e devemos preservá-los com respeito e cuidado.
Lamento que atitudes como essa, que prejudicam o debate público e promovem a intolerância, tenham espaço em nossa cidade. Repudio firmemente esse tipo de comportamento e espero que os responsáveis sejam punidos com o rigor da lei.
Seguiremos fazendo uma campanha limpa, transparente e voltada para o desenvolvimento de nossa cidade. Estamos focados em apresentar propostas que beneficiem nossa cidade e nossa população”.

Coreto da Praça Clarimundo Carneiro é patrimônio histórico da cidade

Coreto da Praça Clarimundo Carneiro foi inaugurado há 99 anos – Crédito: Prefeitura de Uberlândia

O Coreto da Praça Clarimundo Carneiro, em Uberlândia, foi inaugurado em julho de 1925 e faz parte de um conjunto urbanístico que inclui a praça Clarimundo Carneiro e o Palácio dos Leões, prédio onde atualmente funciona o Museu Municipal.

A praça, localizada onde funcionava o antigo cemitério da cidade, passou por várias mudanças de nome e, em 1961, foi renomeada em homenagem ao empresário Clarimundo Carneiro. A construção do coreto foi motivada por uma visita do Agente Executivo Eduardo Marquez a São Paulo, onde ele se inspirou em uma obra semelhante em um jardim público.

Monumento faz parte da história de Uberlândia – Crédito: Prefeitura de Uberlândia

Ao longo dos anos, o coreto passou por algumas modificações, mas preserva grande parte de suas características originais. A restauração realizada em 1986 e a revitalização em 2006 ajudaram a manter a integridade do monumento.

Tombado como Patrimônio Histórico Municipal em 1985, o coreto permanece como um símbolo do desenvolvimento urbano de Uberlândia e da importância de preservar suas tradições e espaços históricos.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!