Eleições 2024: entenda como as urnas eletrônicas estão sendo preparadas

Novo modelo de urna com inovações tecnológicas será usado pela primeira vez

, em Uberlândia
23/09/2024 ÀS 09H38
- Atualizado Há 3 semanas atrás
O processo de preparação das urnas eletrônicas para as eleições municipais de 2024 em Minas Gerais está em andamento. Esse momento envolve várias etapas para garantir o bom funcionamento e a segurança no dia da votação, que acontecerá em 6 de outubro. A carga das urnas começou em Belo Horizonte no dia 22 de setembro e será concluída em 27 de setembro.
Servidores urnas
Servidores das 304 zonas eleitorais do estado estão trabalhando nessa preparação – Crédito: TRE-MG

Nos demais municípios mineiros, a preparação será finalizada até 29 de setembro, com cada zona eleitoral seguindo seu cronograma específico. Durante a carga, as urnas recebem o sistema de votação, com dados dos candidatos e eleitores, além de uma mídia de resultados para armazenar os votos.

LEIA MAIS! Debate na TV Paranaíba terá “banco de tempo” e vai privilegiar o confronto direto dos candidatos

Urnas eletrônicas 2024
Urnas eletrônicas serão distribuídas para os locais de votação na espera ou madrugada do dia da eleição – Crédito: TRE-MG

Após isso, são realizados testes de funcionamento, de teclado, vídeo, áudio, impressora, sistemas, incluindo simulações de votação. As urnas são, então, lacradas com oito selos de segurança, verificados pelos mesários no dia da eleição.

📲Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Lacre das urnas
Urnas eletrônicas recebem 8 lacres para reforçar segurança até o dia das eleições — Crédito: TRE-MG

Caso algum lacre esteja violado, a urna é substituída por uma de reserva, que passou pelo mesmo processo de preparação. As urnas serão distribuídas aos locais de votação na véspera ou na madrugada do dia da eleição e serão armazenadas em locais com vigilância 24 horas até lá.

Modelo das novas urnas eletrônicas

Neste ano, 55.750 urnas eletrônicas serão usadas em Minas Gerais, com destaque para o novo modelo de 2022 (UE2022), que será usada pela primeira vez, somando 23.302 unidades. Outros modelos de 2020, 2015 e 2013 também serão utilizados, totalizando:

  • 2022: 23.302 urnas
  • 2020: 21.159 urnas
  • 2015: 8.664 urnas
  • 2013: 2.625 urnas
Urnas eletrônicas modernas
Minas Gerais prepara novo modelo de urnas eletrônicas para eleições de outubro — Crédito: TRE-MG

Os modelos de 2020 e 2022 representam 79,75% das urnas utilizadas no estado, sendo também 77% das urnas em todo o Brasil.

O novo modelo de urna traz inovações tecnológicas, como processadores mais rápidos, criptografia avançada, e um sintetizador de voz aprimorado para aumentar a acessibilidade, especialmente para eleitores com deficiência visual. Além disso, todos os modelos oferecem recursos de acessibilidade, como números em Braille e suporte à Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

×

Leia Mais

A fiscalização do processo é realizada por diversas entidades, como o Ministério Público e partidos políticos, assegurando a transparência e legitimidade das eleições.

Veja também

Michele Araújo

10 minutos atrás

Michele Araújo

11 minutos atrás

Michele Araújo

12 minutos atrás

Michele Araújo

13 minutos atrás

Michele Araújo

13 minutos atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!