Israel intensifica bombardeios no Líbano: mais de 80 ataques aéreos em 30 minutos

Escalada na fronteira com Hezbollah deixa um morto e vários feridos após alerta à população civil

, em Uberlândia
23/09/2024 ÀS 08H46
- Atualizado Há 2 semanas atrás

Nesta segunda-feira (23), Israel realizou uma série de bombardeios no Líbano, e causando a morte de pelo menos um civil, de acordo com informações da agência de notícias libanesa ANI e jornalistas da AFP. Os ataques são parte de uma tensão entre Israel e o grupo Hezbollah, apoiado pelo Irã, após uma série de confrontos recentes.

📲Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Bombardeiros no Líbano
Ataques aéreos intensificam tensões com grupo apoiado pelo Irã, causando mortes e feridos – Crédito: Redes Sociais/Reprodução

Segundo a ANI, aviões de guerra israelenses lançaram mais de 80 ataques aéreos em apenas 30 minutos na região de Nabatiyeh, no sul do Líbano. 

Outros bombardeios também ocorreram na área de Tiro e no vale do Becá, no leste do país. O vale do Becá é uma região que há anos serve como base para operações do Hezbollah.

Um dos bombardeios israelenses no sul do Líbano hoje mais cedo

Gia ☽☾ (@cazalecchx.bsky.social) 2024-09-23T11:07:06.346Z

O que causou os bombardeios no Líbano

A ofensiva israelense aconteceu em resposta ao aumento das hostilidades ao longo da fronteira, marcando um aumento nos combates. De acordo com fontes do Hezbollah, os bombardeios no vale do Becá foram direcionados a alvos tanto no leste quanto no oeste da região.

🇱🇧🇮🇱⚡- Cenas do sul do Líbano enquanto civis fogem em massa.

Mundo das Notícias 📰🗞️ 🌎 (@mundodasnoticias.bsky.social) 2024-09-23T11:27:28.376Z

As operações militares causaram a morte de um civil e feriram membros de sua família, além de outras quatro pessoas que estavam próximas aos locais atingidos.

Alerta israelense à população civil libanesa

Antes dos bombardeios, o exército israelense emitiu um alerta para a população libanesa evitar áreas próximas a posições militares do Hezbollah. O porta-voz militar israelense, Daniel Hagari, afirmou que as forças israelenses intensificariam os ataques, prometendo operações “mais amplas e precisas” contra alvos considerados terroristas.

LEIA MAIS! Desaparecimentos não esclarecidos que chocaram o mundo

“Aconselhamos os civis libaneses que vivem em áreas perto de edifícios e instalações utilizadas pelo Hezbollah para fins militares a se afastarem imediatamente”, declarou Hagari em uma coletiva de imprensa. Ele reforçou que os próximos ataques seriam ainda mais extensos, visando alvos militares incorporados em diversas regiões do Líbano.

×

Leia Mais

Relatos também indicam que os moradores de Beirute e outras áreas receberam alertas telefônicos com mensagens de Israel pedindo a evacuação de suas localidades. O governo libanês, por meio do ministro da Informação, Ziad Makari, confirmou que autoridades locais também receberam esses avisos.

Veja também

Michele Araújo

2 horas atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!