Primavera começa quente, mas chuvas irregulares marcam a estação

Meteorologista alerta para a instabilidade climática da estação, com temperaturas elevadas e precipitações abaixo da média em algumas áreas

, em Uberlândia
22/09/2024 ÀS 09H44
- Atualizado Há 3 semanas atrás

A primavera no Brasil começou oficialmente neste domingo (22), às 9h44, marcando o início de uma das estações mais aguardadas do ano. Além do encanto visual, esse período traz temperaturas mais agradáveis e dias mais longos, proporcionando mais horas de luz solar.

📲Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Primavera chegou!
A estação das flores terá um comportamento atípico, com dias quentes e chuvas irregulares, principalmente no Sudeste – Crédito: Freepik

No entanto, a primavera deste ano apresentará um comportamento climático instável, com dias de calor intenso e chuvas irregulares em algumas regiões. Segundo a meteorologista Amanda Ceglauskis, a estação será marcada pela ausência dos fenômenos El Niño e La Niña, resultando em um período com menos chuvas do que o habitual.

LEIA MAIS! Em tempos de extrema aridez, mais do que a água, vale a pena florescer como um ipê

“A estação ocorrerá sem a presença do La Niña, o que faz com que as chuvas demorem a se estabilizar. Mesmo sem o El Niño, a neutralidade do Oceano Pacífico Equatorial mantém o clima bastante irregular”, explica Amanda.

Região Sudeste: chuva ficará abaixo da média na primavera

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os próximos três meses indicam que, na região Sudeste, a chuva ficará abaixo da média climatológica em São Paulo e no centro-oeste de Minas Gerais.

×

Leia Mais

Nas demais áreas da região, as chuvas poderão ocorrer próximas ou até acima da média, com tendência de se tornarem mais regulares ao longo da primavera. As temperaturas, por sua vez, tendem a permanecer acima da média, especialmente no oeste de Minas Gerais e São Paulo.

Primeiros dias da primavera serão marcados com muito calor

Primavera e o calor
Especialistas alertam para a instabilidade climática da estação – Crédito: Freepik

Embora não haja previsão de chuvas regulares no início da estação, isso não significa que a primavera será completamente seca. Os primeiros dias serão marcados por temperaturas elevadas e muito sol.

“O calor deve predominar no começo da primavera, já que o padrão climático ainda não mudou”, afirma a meteorologista.

Isso ocorre porque a transição entre as estações não será tão rápida quanto o esperado, e o comportamento climático tende a se ajustar ao longo das próximas semanas.

Aumento da umidade do ar favorece florescimento da natureza

A primavera brasileira, que vai até 21 de dezembro às 6h20, é tradicionalmente associada ao florescimento e ao renascimento da natureza. O aumento da umidade do ar favorece o crescimento de uma vegetação mais vibrante, enriquecendo as paisagens.

Além disso, os dias mais longos tornam o clima mais propício para atividades ao ar livre, como caminhadas em parques e passeios em áreas verdes.

Flores e cores na primavera
Apesar das chuvas irregulares, a estação promete paisagens exuberantes e dias mais longos – Crédito: TV Paranaíba/Reprodução

As  famosas tempestades de primavera, que geralmente trazem chuvas fortes, ventos, raios e granizo, serão menos frequentes em 2024.

“Podemos esperar tempestades típicas da estação, mas em menor número, justamente pela irregularidade climática. Elas podem ocorrer, mas serão menos intensas e distribuídas de forma desigual”, ressalta Amanda.

Novembro promete ser o mês com mais chuvas

As previsões climáticas indicam que o mês de novembro poderá ser o mais chuvoso da primavera. A regularização das chuvas deverá começar a partir da segunda quinzena de outubro, com maior intensidade nos últimos meses do ano.

O atraso no padrão de chuvas, causado pela neutralidade do Pacífico, contribuirá para uma estação com precipitações abaixo da média climatológica.

Veja também

Michele Araújo

2 horas atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!