O Dia do Gaúcho no Futebol Brasileiro

Com magia, liderança e defesas históricas, veja como o futebol gaúcho moldou lendas do esporte brasileiro

20/09/2024 ÀS 17H34

- Atualizado Há 7 dias atrás

Neste 20 de setembro, é celebrado o orgulho e a tradição do povo gaúcho. Nesta data é impossível não destacar a grande influência que o Rio Grande do Sul exerce no futebol brasileiro.

Com uma grande tradição no esporte, o Estado é um verdadeiro berço de talentos, sendo responsável pela formação de craques que brilharam tanto no cenário nacional quanto internacional.

A seguir, relembre alguns dos maiores jogadores gaúchos que deixaram suas marcas no futebol.

Os gaúchos influenciaram diretamente na história do futebol brasileiro.
Os gaúchos influenciaram diretamente na história do futebol brasileiro. Crédito: Reprodução/Inter/Grêmio/CBF/Barcelona

Futebol gaúcho

Ronaldinho Gaúcho

Uma verdadeira lenda do futebol. Quando se pensa em magia dentro de campo, é impossível não lembrar de Ronaldinho Gaúcho, o “Bruxo”.

Nascido em Porto Alegre, o camisa 10 foi eleito duas vezes o melhor jogador do mundo e é reconhecido mundialmente pelo seu estilo de jogo único.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Ronaldinho começou sua carreira no Grêmio, mas foi no Barcelona que alcançou seu auge, encantando o mundo com sua habilidade e genialidade.

Para muitos ele é considerado um dos melhores jogadores da história do futebol.

Dunga

Nascido em Ijuí, Carlos Caetano Bledorn Verri, o Dunga, foi o capitão do tetracampeonato mundial da Seleção Brasileira em 1994.

Revelado pelo Internacional, Dunga é lembrado por sua liderança, visão tática e inteligência dentro de campo. Seu nome está gravado na história do futebol brasileiro como um dos maiores líderes que o futebol já viu.

Taffarel

Cláudio Taffarel, nascido em Santa Rosa, é uma lenda entre os goleiros. A narração icônica de Galvão Bueno, “Sai que é sua, Taffarel!”, na final da Copa de 1994, é parte inesquecível da memória do futebol.

Peça fundamental na conquista do tetracampeonato, Taffarel brilhou nas defesas de pênaltis contra a Itália.

Além de ídolo no Internacional, atuou em grandes clubes europeus, como Parma (Itália) e Galatasaray (Turquia). Atualmente, é preparador de goleiros da Seleção Brasileira.

Paulo Roberto Falcão

Conhecido como o “Rei de Roma”, Falcão foi um dos maiores jogadores da sua geração. Natural de Abelardo Luz, iniciou sua carreira no Internacional, onde conquistou o tricampeonato brasileiro em 1975, 1976 e 1979.

O camisa 5 era sinônimo de criatividade, inteligência e poder ofensivo, sendo admirado e respeitado no mundo todo. Sua passagem pela Roma, na Itália, só reforçou seu posto como um dos grandes do futebol.

×

Leia Mais

Renato Gaúcho

Renato Portaluppi, ou Renato Gaúcho, é lembrado pelos seus dribles elásticos e por sua personalidade polêmica. Natural de Guaporé, no interior do Rio Grande do Sul, ele se tornou um dos maiores ídolos da história do Grêmio.

O atacante marcou dois gols na final do Mundial de Clubes contra o Hamburgo, consolidando sua idolatria entre os gremistas. Segundo o portal Gremiopedia, Renato anotou 74 gols em 261 jogos pelo clube.

Atualmente, como treinador do Grêmio, conquistou Libertadores, Copa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Campeonatos Estaduais. Para muitos, ele é o maior ídolo da história do clube.

Tradição gaúcha

Esses são apenas alguns dos grandes nomes que mostram o talento futebolístico nascido no solo gaúcho. O Rio Grande do Sul também se destaca pelo sua potência atrativa em relação ao esporte, principalmente com a rivalidade entre Grêmio e Internacional, que é uma das maiores do mundo.

 

Veja também

Bernardo Junior

7 dias atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!