Dinheiro esquecido no FGTS? Saiba como encontrar e sacar seu saldo inativo

Milhões de brasileiros têm direito a valores guardados no FGTS. Descubra como consultar seu saldo e realizar o saque

, em Uberlândia
20/09/2024 ÀS 09H01
- Atualizado Há 4 horas atrás

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito dos trabalhadores brasileiros com carteira assinada. Ele funciona como uma reserva financeira compulsória, onde a empresa deposita mensalmente uma porcentagem do salário do funcionário em uma conta específica, gerida pela Caixa Econômica Federal.

📲Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Contas inativas FGTS
Dinheiro esquecido em contas inativas do FGTS pode ser sacado – Crédito: Joédson Alves/Agência Brasil

Mas o que muita gente não sabe é que, mesmo após sair de um emprego, os valores do FGTS continuam disponíveis em contas chamadas de contas inativas. O saldo disponível nelas podem ser consultado e, em algumas situações, sacado. 

O que são contas inativas do FGTS?

As contas inativas do FGTS são aquelas que não recebem mais depósitos, ou seja, vinculadas a empregos anteriores do trabalhador. Quando o contrato de trabalho é encerrado, por exemplo, por demissão sem justa causa, a empresa para de fazer os depósitos mensais. O valor que já foi depositado permanece na conta do FGTS, e essa conta se torna inativa.

LEIA MAIS! Medo de começar a investir? Aprenda os primeiros passos da área de investimentos

Essas contas inativas ainda geram rendimentos, ao passarem por correções monetárias periódicas, mas não recebem novos aportes. O último depósito normalmente corresponde ao mês em que o trabalhador foi desligado da empresa.

Como consultar o saldo da conta inativa?

Contas inativas FGTS
App é um dos meios para fazer a consulta do valor disponível nas contas inativas – Crédito: Laura Lany/Paranaíba Mais

Para quem deseja verificar o saldo das suas contas inativas do FGTS, exitem algumas opções acessíveis. O processo pode ser feito diretamente pelo aplicativo do FGTS, que está disponível para dispositivos móveis, ou pelo site da Caixa Econômica Federal. 

Pelo aplicativo FGTS

Após baixar e instalar o aplicativo, ao abrir a página principal, o trabalhador verá a opção “Saldo Total”. Para visualizar o valor disponível, basta tocar no ícone de “olho” onde está escrito “Toque para exibir o saldo”.

Na mesma tela, há o quadro “Resumo do Seu FGTS”, que mostra os depósitos feitos por todas as empresas nas quais a pessoa já trabalhou. Esse resumo inclui tanto as contas ativas (vinculadas ao emprego atual, caso exista) quanto as inativas.

Pelo site da Caixa

Quem preferir, também pode consultar o saldo das contas inativas pelo site da Caixa Econômica. No entanto, o acesso online é restrito aos clientes do banco e precisa ser feito por meio de um computador. O internet banking da Caixa também oferece essa funcionalidade, mas é exclusivo para correntistas.

Quando e como sacar o saldo do FGTS?

O saque do saldo das contas inativas do FGTS pode ser realizado em determinadas situações. Alguns dos casos mais comuns em que é permitido o saque são:

  • Demissão sem justa causa;
  • Aposentadoria;
  • Falecimento do trabalhador (os dependentes podem sacar);
  • Doenças graves, como câncer ou HIV (tanto do titular quanto de seus dependentes);
  • Compra de imóvel, seguindo regras específicas.

Para realizar o saque, o trabalhador precisa acessar o aplicativo FGTS ou ir a uma agência da Caixa com os documentos necessários (como RG e carteira de trabalho). Em alguns casos, o valor pode ser transferido diretamente para uma conta bancária, facilitando ainda mais o processo.

O FGTS, especialmente o saldo das contas inativas, pode ser um recurso importante para muitos trabalhadores, seja para emergências, investimentos ou planejamentos futuros. Por isso, é fundamental acompanhar os valores disponíveis e estar atento às regras para saque.

×

Leia Mais

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!