Conab prevê aumento na área plantada de arroz e feijão para safra 2024/2025

Relatório da Conab projeta alta na produção de arroz e feijão, com expectativa de crescimento na área plantada e no volume de colheita, além de novos recordes para a safra de grãos

17/09/2024 ÀS 22H41
- Atualizado Há 2 dias atrás

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Banco do Brasil (BB), divulgou nesta terça-feira (17) a 12ª edição das Perspectivas para a Agropecuária, trazendo boas notícias para os produtores de arroz e feijão no Brasil.

A publicação aponta para um aumento significativo na área plantada desses dois alimentos básicos na dieta dos brasileiros, refletindo diretamente em um crescimento no volume a ser colhido na safra 2024/2025.

Aumento na área de arroz e feijão

conab
O arroz vem se destacando desde a última safra. – Crédito: Freepik

De acordo com o relatório, o destaque vai para o arroz, que deve apresentar um incremento expressivo de 11,1% na área plantada, comparado à safra anterior. Esse crescimento se dá pela recuperação dos preços e pela boa rentabilidade da cultura, fatores que incentivam os produtores a aumentar suas áreas de cultivo.

A produção de arroz está projetada em 12,1 milhões de toneladas, recuperando os níveis da safra de 2017/2018. Além disso, a demanda interna combinada com o aquecimento do mercado internacional pode resultar em exportações de até 2 milhões de toneladas de arroz brasileiro.

No caso do feijão, a expectativa é de uma alta mais moderada, com 1,2% de aumento na área plantada. Apesar de uma leve queda na produtividade das lavouras, a colheita deve se estabilizar em 3,28 milhões de toneladas, a maior desde 2016/2017.

Esse crescimento garante o abastecimento do mercado interno, mantendo o feijão como uma cultura de boa rentabilidade para os produtores.

Perspectiva positiva para outros grãos

Plantação de soja em Uberlândia
A Conab também traz boas previsões para outras culturas importantes, como o algodão e a soja. – Foto: Freepik

O algodão deve ter um aumento de 3,2% na área plantada, chegando a 2 milhões de hectares, com destaque para a região do Matopiba. O investimento dos produtores na cultura é impulsionado pela boa competitividade e rentabilidade do produto no mercado internacional.

Já a soja, principal produto do agronegócio brasileiro, deve apresentar um aumento na área plantada, com expectativa de atingir 47,4 milhões de hectares. A produção projetada para a safra 2024/2025 é de 166,28 milhões de toneladas, um crescimento de 12,82% em relação ao ciclo anterior.

A demanda global por biocombustíveis e o aumento do esmagamento interno continuam sendo os principais motores desse crescimento.

×

Leia Mais

Cenário para o milho

Para o milho, a expectativa é de manutenção da área plantada, com a produção estimada em 119,8 milhões de toneladas. Apesar da alta na produção, as exportações devem cair em 5,6%, refletindo uma maior demanda interna, especialmente para a fabricação de ração animal e etanol de milho, que deve crescer 17,3%.

MAIS! PIB do agronegócio de Minas bate recorde e ultrapassa R$ 228 bilhões

Parceria com o Banco do Brasil

acordos comerciais no agro
Esta edição da Perspectivas para a Agropecuária marca o início de uma parceria inédita entre a Conab e o Banco do Brasil. – Foto: Freepik

O Acordo de Cooperação Técnica entre as instituições visa promover pesquisas, desenvolvimento e intercâmbio de tecnologias voltadas para a modernização da agricultura brasileira, com foco em sustentabilidade, rastreabilidade e boas práticas ambientais.

A publicação detalha ainda a importância do crédito rural no desenvolvimento sustentável da agricultura, destacando ações de adequação às mudanças climáticas, diversificação da matriz energética e certificação de origem da produção.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A safra 2024/2025 promete ser histórica para o agronegócio brasileiro, com destaque para o crescimento na área plantada de arroz e feijão, além de previsões positivas para outras culturas importantes como algodão, soja e milho.

O cenário é animador para os produtores, que devem colher os frutos de um mercado aquecido e de uma maior demanda tanto interna quanto externa.

Outras informações sobre o panorama dos principais grãos cultivados no Brasil estão disponíveis na publicação Perspectivas para a Agropecuária na Safra 2024/2025, que também traz projeções para o mercado de carnes bovinas, suínas e de aves em 2025.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!