Coligação partidária: entenda como funciona e seus impactos nas eleições

Descubra como os partidos formam alianças estratégicas e como isso impacta a disputa nas urnas

16/09/2024 ÀS 17H56
- Atualizado Há 6 dias atrás

A coligação partidária é a união de dois ou mais partidos para apresentar, de forma conjunta, candidatos a determinada eleição.

Coligação partidária é a união de dois ou mais partidos – Foto: Freepik

Em eleições majoritárias, em que vence quem obtiver a maioria dos votos, essa junção de partidos é válida, pois podem apoiar candidatas e candidatos aos cargos de presidente da República, governador, senador e prefeito.

Já para as eleições proporcionais, em que, além dos votos individuais, os votos dados ao partido ou federação são levados em consideração, as coligações partidárias não são válidas.

Nas Eleições Municipais de 2024, elas serão permitidas apenas para o cargo de prefeito.

Mais! Assédio Eleitoral: como denunciar e proteger seu direito ao voto

Nas Eleições Municipais de 2024, a Coligação partidária será permitida apenas para o cargo de prefeito – Foto: José Cruz/Agência Brasil

Federação X coligação partidária: quais as diferenças

A principal diferença é o caráter permanente das federações partidárias, pois as alianças firmadas nas coligações valem apenas para a eleição, podendo ser desfeitas logo em seguida.

Outra diferença é que as coligações valem apenas para eleições majoritárias, enquanto as federações partidárias podem apresentar concorrentes a todos os cargos, tanto nas eleições majoritárias quanto nas proporcionais.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp 

×

Leia Mais

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!