A moradora do bairro Pequis, que havia sido denunciada recentemente por abandono de incapaz ao deixar suas duas filhas, de 6 e 7 anos, sozinhas e com fome a noite toda em casa, foi presa em flagrante em Uberlândia. As crianças foram resgatadas em um bar, no bairro Monte Hebron, neste domingo (8).
Segundo apurado pela Polícia Militar (PM), a mulher de 40 anos chegou com as duas crianças ao local por volta das 2h da madrugada. Ela colocou as meninas para dormir em um sofá no interior da casa noturna e saiu.
O proprietário do estabelecimento chegou a mandar a mulher retirar as crianças, pois a situação incomodava os frequentadores. No entanto, a mulher não se importava e saía abandonando as meninas no local.
Em uma dessas saídas, uma testemunha identificou a situação de risco e chamou a polícia, durante a manhã, ficando com as meninas até a viatura chegar. As crianças foram resgatadas e a mulher presa em flagrante por abandono de incapaz.
Leia Mais
Irmãs de 6 e 7 anos são resgatadas após serem trancadas pela mãe no bairro Pequis em Uberlândia
Mãe que abandona filhas sem comida já foi denunciada outras vezes em Uberlândia
Denúncias recorrentes de abandono em Uberlândia: a culpa é [só] da mãe?
Mãe que teria abandonado filhas em casa alega que errou, mas que as meninas são bem cuidadas
Vendeu o celular por R$ 10
Outras testemunhas disseram que a mulher chegou a vender o celular por R$ 10 para usar drogas e, em seguida, começou a brigar para reaver o celular para poder chamar um motorista de aplicativo e ir embora com as crianças.
Para a polícia, a suspeita não conseguia se explicar e apresentava sinais de embriaguez e consumo de drogas. Ela ainda demonstrou agressividade no ato da prisão, sendo necessário algemá-la.
As meninas resgatadas, desta vez, foram deixadas com o pai de uma delas, no bairro Planalto.
Elas disseram que não sofreram nenhuma violência durante o período que estavam no bar, mas a família foi orientada a procurar o Conselho Tutelar.
Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia!
Abandono de incapaz recorrente
A mulher tem pelo menos quatro registros policiais envolvendo a situação de vulnerabilidade das crianças ou abandono de incapaz praticado pela mãe.
No final de julho, as meninas ficaram trancadas pela mãe e sozinhas na casa da família por pelo menos 12 horas. Durante o contato com as vítimas, uma delas informou para a testemunha que a irmã havia passado mal durante toda a noite, com episódios de diarreia e vômito.
A criança inclusive havia defecado e vomitado na própria cama em que dormia, sem nenhum adulto por perto para poder socorrê-la.
A PM foi chamada e, como o portão da casa estava trancado com um cadeado, arrombou a estrutura para socorrer as crianças em situação de abandono de incapaz.
A mulher não havia sido encontrada e as crianças foram deixadas com a avó materna. No mesmo fim de semana, a avó acabou entregando as meninas ao ser pressionada pela mãe delas.
📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Atuação do Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar informou, na ocasião, que a mãe estava sóbria e cuidava bem das crianças, mas recaiu. A nova situação de abandono de incapaz foi representada junto à Vara da Infância e Juventude para serem tomadas as providências.
Por meio de nota, o 2º Conselho Tutelar de Uberlândia informou que somente tomou conhecimento dos últimos acontecimentos através da reportagem da emissora. Após identificar os últimos fatos, a Conselheira responsável solicitou o boletim de ocorrência e irá atualizar a situação no processo que já está em trâmite na Vara da Infância e Juventude.
O Paranaíba Mais procurou a Polícia Civil para mais detalhes sobre a prisão da mãe, e aguarda retorno.