Por que os gatos ronronam? Entenda o motivo pelo qual os felinos emitem esse som

Barulhinho emitido pelos gatinhos podem indicar diversos estados emocionais

, em Uberlândia
03/09/2024 ÀS 19H47
- Atualizado Há 2 semanas atrás

Se você tem gato em casa ou já conviveu com um, percebeu um som que o felino emite em situações como, por exemplo, quando recebem carinho.

Gatos ronronam para comunicar com outros animais
Gatos ronronam com outros animais para comunicar algum sentimento — Foto: Freepik

O chamado “ronronado” é caraterístico do animal e apesar do barulhinho ainda ser estudado por diversos veterinários, ele não tem nenhuma ligação com doenças.

O ronronar do gatinho é usado para comunicação, tanto com humanos ou outros animais.

Eles aprendem a emitir esse som ainda filhotes e a frequência é de 25Hz e pode chegar até 150Hz, volume que é possível escutar de uma boa distância.

Para que serve o ronronar do gato?

Como o ronronar dos gatos é usado por eles para comunicação e demonstrar o estado emocional dos felinos, eles demonstram diversas emoções com esse som que podem ser:

  • Felicidade e contentamento: essa é a razão mais comum. Quando o gato ronrona enquanto é acariciado, é um sinal claro de que ele está se sentindo amado e seguro.
  • Comunicação: o ronronar serve como uma forma de comunicação entre os gatos e seus tutores. Eles podem estar pedindo comida, atenção ou simplesmente querendo dizer que ama seus donos.
  • Conforto e alívio: o ronronar pode ajudar os gatos a se acalmarem em situações de estresse ou dor. As vibrações produzidas pelo ronronar podem ter um efeito terapêutico, auxiliando na cicatrização e no alívio da dor.
  • Interação social: os gatinhos também ronronam para se comunicar com outros animais, como a mãe e os irmãos.
  • Orientação: o ronronar pode auxiliar os gatos a se orientarem em um novo ambiente, identificando objetos e outros animais.

Todos os gatos ronronam?

Nem todos os gatos ronronam. Apesar de ser um comportamento comum entre os felinos exceções como a falta de interação com a mãe nos primeiros momentos da infância do gato, pode prejudicar o desenvolvimento desse som. Em outro ponto, alguns gatos podem ter pequenas diferenças anatômicas na laringe que impede a produção do barulhinho característico deles. A maioria dos gatos ronrona, mas não é uma regra universal. A ausência do ronronar não significa que o gato esteja doente ou infeliz, apenas que ele não possui essa característica.

Em um vídeo publicado no canal do Youtube ‘Perito Animal‘, mostra em detalhes, 6 benefícios do ronronar dos gatos para humanos. Além de ser um som agradável de se ouvir, é legal porque você sente que o seu bichinho está feliz.

Veja o vídeo abaixo:

×

Leia Mais

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!