O que é aquecimento global e qual sua relação com o calor excessivo que o Brasil tem vivido

Ondas de calor são consequências do aquecimento global causado pelo efeito estufa

, em Uberlândia
03/09/2024 ÀS 17H33
- Atualizado Há 2 semanas atrás

Nas últimas semanas, os brasileiros enfrentam uma onda de calor incomum, que tem causado desconforto e preocupação em diversas regiões.

Aquecimento global e o calor excessivo
A principal causa do aquecimento global é a intensificação do efeito estufa, causada pela queima de combustíveis fósseis e desmatamento – Foto: Freepik

Mas o que está por trás dessas temperaturas elevadas, especialmente em um período que deveria ser mais ameno?

A resposta, segundo especialistas, está diretamente ligada ao aquecimento global e a um fenômeno climático conhecido como El Niño.

O que é o aquecimento global?

O aquecimento global é o aumento gradual da temperatura média da Terra e dos oceanos, um processo que tem se acelerado nas últimas décadas devido à intensificação do efeito estufa.

Esse efeito ocorre quando gases como dióxido de carbono (CO2), metano e óxido nitroso, liberados em grande quantidade pelas atividades humanas, retêm o calor na atmosfera, impedindo que ele se dissipe de volta ao espaço.

Acompanhe outras notícias de Uberlândia

“A principal causa do aquecimento global é a intensificação do efeito estufa, causada, na maioria, pela queima de combustíveis fósseis e desmatamento,” explica o geógrafo William Borges.

O Brasil, assim como outras partes do mundo, sente os efeitos desse processo. De acordo com o geógrafo, o aumento das temperaturas está relacionado a uma combinação de fatores naturais e antrópicos (causados pelo homem).

Aquecimento global e as queimadas
A queima de florestas e focos de incêndio agravam a situação deixando a atmosfera mais quente e dificultando a dissipação do calor – Foto: Freepik

“A concentração de gases de efeito estufa, como o CO2, tem um papel fundamental nesse processo. A queima de florestas e focos de incêndio, que ocorrem com frequência em várias partes do país, agravam a situação, deixando a atmosfera mais quente e dificultando a dissipação do calor,” afirma William.

Além disso, o especialista destaca que o Brasil passa por uma fase de transição entre eventos climáticos importantes, como o El Niño e a La Niña.

“Embora o El Niño tenha se enfraquecido, ainda estamos sentindo os resquícios desse fenômeno, que historicamente traz calor para o sudeste e centro-oeste do Brasil. Isso, combinado com a intensificação da Alta Subtropical do Atlântico Sul, resulta em ondas de calor fora do padrão climatológico esperado para o inverno,” explica o geógrafo.

As consequências do aquecimento global

O calor excessivo é apenas uma das muitas consequências do aquecimento global. Borges alerta que esse fenômeno também está relacionado ao aumento do nível do mar, à intensificação de eventos climáticos extremos, como furacões e inundações, e à perda de biodiversidade.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

“No Brasil, além das ondas de calor, enfrentamos problemas na agricultura, com a alteração nos padrões de chuva e temperatura, e na saúde pública, com o aumento de doenças respiratórias e condições agravadas pelo calor,” diz.

Diante desse cenário preocupante, Borges reforça a importância de ações coletivas para mitigar os efeitos do aquecimento global. “Precisamos reduzir as emissões de gases do efeito estufa, adotar práticas mais sustentáveis em todas as esferas da sociedade e nos preparar para as mudanças climáticas que já estão em curso,” conclui.

×

Leia Mais

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!