Um terremoto de magnitude 5,3 graus na escala de Richter foi registrado em Portugal na madrugada desta segunda-feira (26), às 5h11. A informação foi divulgada e confirmada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Anteriormente, um instituto dos EUA havia estimado a magnitude em 5,4 graus.
Conforme os dados publicados, o tremor ocorreu logo fim da madrugada e início da manhã, a uma profundidade de 16 km e cerca de 60 quilômetros a oeste da região de Sines, cidade litorânea no sudoeste do país.
Moradores de outras cidades, como Lisboa, também relataram ter sentido as vibrações. A intensidade do fenômeno não foi forte o suficiente para provocar danos pessoais ou materiais, no entanto, o governo local disse que acompanha os desdobramentos da situação e para a população manter a calma.
Cidade de Portugal sofre terremoto e outras quatro ocorrências também foram registradas no país
Ainda conforme o IPMA, outros quatro sismos foram registrados na região do país europeu, confira o comunicado completado, emitido pelo instituto:
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 26-08-2024 pelas 05:11 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 5.3 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 60 km a Oeste de Sines.
Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV/V (escala de Mercalli modificada) na região de Sines, tendo sido sentido com menor intensidade na região de Setúbal e Lisboa.
Até ao momento foram registadas 4 réplicas de pequena magnitude, não tendo nenhuma delas sido sentida pela população: 05:47 – 1.2 ML; 06:40 – 1.1 ML; 07:14 – 0.9 ML; 07:27 – 1.0 ML
Leia Mais
“Capital do Triângulo Mineiro”: por que a economia de Uberlândia está entre as principais do País
Caminhão-tanque cai de ponte na BR-365 e duas pessoas morrem no local
Preta Gil retoma tratamento do câncer que voltou em quatro locais diferentes
Brasileiros famosos relatam ter sentido terremoto
Famosos que vivem em Portugal utilizaram as redes sociais para compartilhar o fato. Luana Piovani, que reside no país.
“Hoje tremeu a terra aqui em Portugal. Acordei de madrugada e eu pensei nisso, mas sabe aquele acordo zumbi de 4 segundos assim? Voltei a dormir. Agora de manhã só se fala nisso e parece que foi um abalo sísmico bem forte. Já senti quando morava no Japão, mas nunca mais tinha sentido. É uma sensação bem maluca porque você sente que tem alguma coisa acontecendo, mas você leva um tempo para entender que a terra que está tremendo”, contou.
Escala de Richter
Segundo a escala Richter, desenvolvida por Charles Richter e Beno Gutemberg há cerca de 70 anos, que mede a potência dos movimentos sísmicos, a classificação dos terremotos ocorre da seguinte maneira:
- Magnitudes entre 1 e 3.5: quase imperceptíveis;
- Magnitudes entre 1 e 5.4: podem ser sentidos, mas não causam danos;
- Magnitudes entre 5.5 e 6: provoca pequenos danos em edifícios;
- Magnitudes entre 6.1 e 6.9: podem ser destrutivos num raio de até 100 km;
- Magnitudes entre 7 e 7.9: grande terremoto que pode provocar danos sérios;
- Magnitude acima de 8: enorme terremoto que pode causar danos sérios em uma grande área de centenas de quilômetros.