Paulo Sérgio terá o maior tempo de rádio e TV e vai inaugurar o horário eleitoral

Sorteio da ordem de veiculação do primeiro dia do horário eleitoral nos veículos de comunicação foi feito hoje

21/08/2024 ÀS 17H24

- Atualizado Há 4 semanas atrás

A Justiça Eleitoral de Uberlândia realizou hoje (21) uma reunião para organizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, que começa no próximo dia 30. O evento contou com a presença de representantes dos partidos políticos e coligações que estão concorrendo às Eleições 2024 e também dos veículos de comunicação da cidade.

Essa reunião é uma exigência da legislação eleitoral e serve para definir as emissoras que serão responsáveis pela geração da propaganda em blocos, ou seja, os programas eleitorais dos candidatos. A reunião define também o plano de mídia das inserções que são veiculadas ao longo da programação do rádio e da televisão.

Reunião para falar sobre o horário eleitoral em Uberlândia
A reunião contou com a presença de representantes dos partidos políticos e coligações que estão concorrendo às Eleições 2024 – Foto: Rogério Silva

Distribuição dos tempos

Os tempos que cada candidato tem direito de usar são definidos pela Justiça Eleitoral a partir de critérios estabelecidos em lei. Do total do tempo, 90% são distribuídos proporcionalmente ao tamanho da bancada partidária na Câmara dos Deputados. No caso de eleição para prefeito, é somado o tempo de todas as legendas que compõem aquela coligação. Já os 10% restantes são divididos igualmente entre todos os candidatos.

Em Uberlândia a coligação do candidato Paulo Sérgio terá o maior tempo de propaganda eleitoral, são 04’21”. A soma foi puxada, principalmente, pela chegada do PL na aliança. O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro tem a maior bancada de deputados federais e, por isso, a maior quantidade de tempo no rádio e na TV. Sozinho o PL responde por quase metade da soma da coligação, 01’47”.

Candidatos a prefeito de Uberlândia
Em Uberlândia, a coligação do candidato Paulo Sérgio terá o maior tempo de propaganda eleitoral

Leonídio Bouças (PSDB) e Dandara (PT) ficaram com praticamente a mesma quantidade, 02’49” e 02’48” respectivamente. Na aliança de Leonídio, a maior contribuição foi do tradicional MDB que sozinho tem 00’45”. Já na composição de Dandara o peso é do partido dela, o PT, que tem a segunda maior bancada na Câmara dos Deputados e como está federado com PCdoB e PV, somaram 01’27” do total que a coligação atingiu.

As duas outras candidaturas, Daphiny Preta (PRTB) e Gilberto Cunha (PSTU) não têm direito a participar da propaganda de rádio e TV, pois as legendas não têm a representação mínima de parlamentares na Câmara dos Deputados, que é de ao menos 15 parlamentares distribuídos em ao menos um terço dos estados brasileiros ou que tenham tido no mínimo 3% dos votos válidos para a Câmara dos Deputados nas últimas eleições.

VEJA TAMBÉM! Fiscalização remove banners de candidato a vereador espalhados em vias públicas

Sorteio da ordem de veiculação

A ordem de veiculação da propaganda de cada partido ou coligação no primeiro dia é definida por sorteio da Justiça Eleitoral. Nos demais dias é feito um revezamento de modo que ninguém seja privilegiado ou prejudicado.

O sorteio foi realizado também na manhã de hoje. Entre as três candidaturas que terão direito a propaganda de rádio e TV, ficou definido que Paulo Sérgio será o primeiro a usar o horário eleitoral, na sequência é a vez de Leonídio Bouças e por último, Dandara. No segundo dia, começa quem ficou em último lugar no dia anterior e assim sucessivamente.

Quando começa?

No primeiro turno, o horário eleitoral no rádio e na TV começa no dia 30 de agosto e segue até o dia 03 de outubro – são os 35 dias anteriores à antevéspera do dia da votação. Serão 70 minutos diários destinados para inserções de 30 e 60 segundos dos candidatos a prefeito(a) e vereadores que são distribuídas ao longo da programação de cada emissora em três blocos de audiência entre cinco horas da manhã e meia-noite.

Televisão emitindo a mensagem do horário eleitoral
No primeiro turno, o horário eleitoral no rádio e na TV começa no dia 30 de agosto e segue até o dia 03 de outubro – Foto: Caroline Pacheco/Senado Notícias

Além disso, mais 20 minutos por dia divididos em dois programas de 10 minutos cada um, só para os candidatos a prefeito(a) e vice. O primeiro será exibido no rádio entre 07h00 e 07h10 e na TV entre 13h00 e 13h10 e o segundo no rádio entre 12h00 e 12h10 e na TV entre 20h30 e 20h40.

Geração do horário eleitoral

Também hoje foi acertado quais as emissoras ficarão responsáveis pela geração do horário eleitoral em blocos. Os programas de TV serão gerados pela TV Integração (afiliada Globo) e os de rádio pela Educadora FM 90.9, emissora do Grupo Paranaíba de Conteúdo e Comunicação.

No caso do rádio, o programa gerado pela Educadora FM deverá ser retransmitido simultaneamente para as demais emissoras da cidade. Já na televisão, apenas a TV Paranaíba, afiliada Record, precisa retransmitir o programa da geradora. Isso porque as outras duas emissoras que produzem programação local na cidade: TV Vitoriosa (afiliada ao SBT) e Band Triângulo possuem sedes em Ituiutaba e Uberaba, respectivamente.

Veja também

Rogério Silva

3 dias atrás

Matheus Nogueira

1 semana atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!