A enxaqueca avisa quando vem

Estar atento aos sinais pode ajudar a evitar o estrago que a dor de uma enxaqueca causa

18/08/2024 ÀS 07H03

- Atualizado Há 1 mês atrás

De longe ela é uma visita agradável. A enxaqueca, queixa comum entre tanta gente, acaba com a graça de um dia. É o segundo tipo de dor mais frequente e o primeiro incapacitante. A dor de cabeça lancinante é responsável por um número significativo de faltas no trabalho e, claro, por uma qualidade de vida ‘trincada’.

Quando a enxaqueca dá as caras vem por um complexo fenômeno do organismo, segundo me contou o neurologista Paulo Bettero, chamado de ‘depressão alastrante de Leão’, descoberto na década de 50 por um cientista brasileiro, Aristides Azevedo Pacheco Leão.

Foi por ele que se chegou ao diagnóstico dessa doença, crônica e com mais de 200 tipos. Impressionante, não é? Uma lista longa para classificar essa dor tão cruel.

×

Leia Mais

A enxaqueca avisa antes de chegar: pródromo

E a enxaqueca avisa que está por vir. Pelo menos um dia antes, conforme orienta o neurologista Paulo Betero. Esses sinais são chamados de ‘pródromo’ e têm sido muito estudados para evitar um estrago maior.

E esses sinais, completa Bettero, não são a dor. Confira:

  • Mudanças de apetite. Uma vontade imensa de comer doces ou há uma confusão no paladar com a mistura de sabores incomuns;
  • Bocejar bastante durante o dia;
  • Irritabilidade ou apatia;
  • E até mesmo apresentar um comportamento infantilizado.

Como prevenir

Paulo Bettero conta que há dois caminhos para o tratamento: a prevenção e para a crise. Na primeira, a observação é importante, conhecer o corpo e compreender o que ele quer nos dizer. Para essa então também há remédios indicados e prescritos para cada caso que podem ser usados até um ano e meio.

Para o momento da dor existem medicamentos recomendados para atacá-la, são analgésicos específicos. E ainda, de acordo com Bettero, a toxina botulínica.

Com as estratégias prontas, espero que a enxaqueca fique bem longe das nossas preciosas horas de viver bem.

Veja também

Rogério Silva

3 dias atrás

Matheus Nogueira

1 semana atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!