Um avião da Voepass Linhas Aéreas, com destino a Guarulhos, em São Paulo, pousou em Uberlândia após a identificação de uma questão técnica, por volta das 19h15 desta quinta-feira (15). De acordo com a companhia aérea, a aeronave saiu de Rio Verde, no estado de Goiás.
Informações iniciais dão conta de que a torre de controle do Aeroporto de Uberlândia recebeu o pedido de pouso de emergência da aeronave, que alegou “pane elétrica” aos controladores de voo.
De acordo com o DECEA, Departamento de Controle do Espaço Aéreo, o pouso de emergência é tecnicamente chamado “pouso de consequências imprevisíveis”. Embora não constitua um pouso forçado, requer precauções especiais “em virtude de deficiência técnica apresentada pela aeronave”. A empresa aérea não informou qual era o problema técnico enfrentado pelo avião.
Em nota, a empresa confirmou que a aeronave de prefixo PS-VPA, do modelo ATR 72-600, pousou com todos os sistemas operacionais em funcionamento. Os 38 passageiros serão reacomodados para seguirem até Guarulhos, o destino final.
MAIS! Conheça o ATR-72, avião que caiu com 62 pessoas em Vinhedo (SP)
Entre os 38 passageiros que estavam no avião da Voepass, pelo menos dois desistiram de pegar outro voo com a empresa para seguir viagem. Eles preferiram voltar para Rio Verde com meios próprios.
Alguns passageiros preferiram continuar a viagem em um ônibus e outros aceitaram viajar de avião da Voepass, programado para sair às 22h de hoje.
Leia Mais
Queda de avião: Voepass afirma que aeronave passou por manutenção e estava apta para voo
Vídeos mostram avião da VoePass ‘rodando no ar’ antes de cair em Vinhedo (SP)
VOEPASS Linhas Aéreas retoma operações em Uberlândia a partir de janeiro de 2025
Avião estava em manutenção
De acordo com passageiros do avião, durante o voo as luzes da aeronave se apagaram após problemas no painel da aeronave. A equipe de tripulação avisou aos passageiros que seria feito um pouso em Uberlândia por questão de segurança.
O voo PTB 2211 estava programado para sair de Rio Verde (GO) às 11h mas, segundo os passageiros, eles foram informados que o avião da Voepass estava em manutenção em Guarulhos. Ainda segundo informações repassadas aos passageiros, houve troca da equipe de tripulação e a aeronave só decolou às 18h desta quinta-feira.
A Aena se pronunciou por meio de uma nota, informando que o voo da VoePass PTB-2211 declarou emergência às 18h54 e aterrissou no Aeroporto de Uberlândia às 19h14. O aeroporto mobilizou todos os recursos do Plano de Emergência para a operação, mas não foi necessário ativar o plano, e todos os passageiros desembarcaram em segurança, sem necessidade de atendimento médico. As operações do aeroporto não foram afetadas.
Acidente aéreo com avião da Voepass
Na última sexta-feira (9), um avião turboélice ATR-72, operado pela companhia aérea Voepass, caiu em uma área residencial em Vinhedo (SP). Todos os 62 passageiros a bordo morreram.
O avião estava a caminho de São Paulo, partindo de Cascavel (PR) e caiu por volta das 13h30 (horário de Brasília) em Vinhedo, a cerca de 80 km de São Paulo.
A aeronave estava voando normalmente até às 13h21, quando parou de responder às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, e o contato com o radar foi perdido às 13h22, informou a Força Aérea Brasileira (FAB) em um comunicado. O avião não relatou nenhuma emergência.
* Notícia em atualização