Hoje pode ser um dia de comemoração ou de lamentações. O Dia dos Solteiros, 15 de agosto, tem apenas um significado, mas a interpretação e a forma como é encarado é única!
Considerado o oposto do “Dia dos Namorados”, a data está longe de ter a mesma relevância midiática e comercial da comemoração dos apaixonados. Mas, isso não significa que o Dia dos Solteiros tem que ser ignorado por aqueles que vivem na própria companhia, não é mesmo?
Dia dos Solteiros
A negligência com os solteiros começa com a origem da data, que não é lá muito exata! Acredita-se que foi um grupo de jovens boêmios da Universidade de Nanquim, na década de 90, tenha feito uma brincadeira sobre exaltar, também, os solteiros, não só os casados. A sugestão foi aclamada não só por quem comemoraria a data, mas também pelos comerciantes de bares e outros segmentos.
Enquanto hoje é o Dia dos Solteiros por aqui, em outros países a data é comemorada no dia 11 de novembro.
Ser solteiro: benção ou maldição?
Parece ser um beco sem saída escolher entre ser dono das próprias escolhas e vontades, sem precisar dar satisfação a mais ninguém, ou ter alguém que está sempre alí por você, compartilhando as complexidades e amenidades da vida.
A última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que existem mais de 81 milhões de solteiros no Brasil, número que não leva em conta pessoas divorciadas, viúvas ou que estejam em outro tipo de união conjugal. O mesmo estudo apontou que a quantidade de pessoas casadas no País chega a 63 milhões.
Os solteiros são mais numerosos e, aparentemente, também se dividem em subcategorias. Isso fica escancarado pelos relatos de internautas na hora de falar sobre a solteirice:
-
Solteirão com orgulho
Esse é o tipo de solteiro que está muito bem resolvido com a sua escolha de ficar só! Ele não quer pagar o preço de ter um amor, prefere uma vida sem cobranças ou responsabilidade afetiva. Quer a tranquilidade da solteirice mesmo. Costumam ter relações relâmpagos e sem qualquer compromisso, beijam bocas de pessoas que nunca mais vêem… e, por elas, está tudo bem! Provavelmente vai passar o Dia dos Solteiros em algum bar comemorando.
-
Solteiro com pé atrás
Esse é aquele tipo de solteiro que já viveu algum relacionamento frustrado no passado e agora pensa duas vezes antes de deixar alguém entrar na sua vida novamente. Ele conhece os dois lados, sabe a dor e a delícia de ser comprometido. Nesse caso, a cautela e o medo de ser enganado vencem e a solteirice prevalece. Por aqui, sem sofrimento no Dia dos Solteiros.
-
Solteiro por escolha… dos outros
Essa é aquela pessoa que não ajuda o Universo a encontrar alguém que o aguente! Esses solteiros até tentam engatar um romance sério vez ou outra, mas logo a falta de habilidade de manter uma relação madura a dois o faz voltar à vida só. Nesse Dia dos Solteiros provavelmente vai vasculhar entre os contatos antigos para mandar um “oi sumido” para alguém.
-
Solteiro que não quer ser solteiro
E é claro, tem eles! Aqueles pobres coitados que estão prontos para o amor, mas parece nunca ter cruzado com a pessoa cerca por aí. Eles costumam sofrer, chorar com músicas românticas e até zerar os aplicativos de relacionamento em busca do seu par. No Dia dos Namorados, então, evita as redes sociais para não ver as milhões de fotos de casais felizes para não se perguntar com os olhos marejados: “por que não eu?”. O Dia dos Solteiros para eles não é um dia exatamente feliz!
O que não dizer para um solteiro
Como deu para perceber, enquanto alguns correm de compromisso, outros solteiros não estão nessa situação por decisão própria.
Por isso, tem algumas frases que é melhor simplesmente evitar de dizer a solteiros, principalmente no Dia dos Solteiros. Aqui vão as cinco mais “sem noção”:
- “E os namoradinhos?”: essa pode nem ser tão problemática, mas além de clichê é bem chata, convenhamos! Normalmente é feita por algum tio distante em uma festa de família lotada. O risco é viver a humilhação de não ter o que responder e frustrar metade dos parentes que esperavam conhecer sua cara metade.
- “Você está solteiro porque é desse jeito!”: essa frase cria um peso enorme em quem a escuta. Usar alguma característica física ou de comportamento para justificar a solteirice de alguém não é nada legal. Só vai servir para deixar a pessoa mais insegura sobre ela mesma e fazê-la acreditar que não é digna de ser amada.
- “Você é tão só, que vida triste”: uma verdade que algumas pessoas não aceitam é que estar em uma relação nem sempre é sinônimo de felicidade. Às vezes, pode ser até o contrário. Por isso, assumir que alguém está triste só porque está solteiro é um erro grave e bem chato de ouvir!
- “O problema é que você é muito exigente”: muitas pessoas são julgadas por terem critérios de escolha para se relacionar com alguém, mas não há nada de errado em buscar uma pessoa alinhada com suas expectativas, gostos e rotina. É claro, melhor não esperar que a pessoa perfeita, sem defeitos, vai surgir na sua vida, mas também não dá para aceitar qualquer um!
- “Na sua idade já era para você estar casado”: essa frase é dita por aquelas pessoas que acreditam que existe uma cartilha com regras exatas que devem ser seguidas para se ter uma boa vida. Mas, na vida real, essa cartilha não existe e cada pessoa vive da forma como quer e se sentir melhor. Não há idade certa para se relacionar com alguém e enquanto estar só for a melhor escolha, que assim seja.