Moradores de Frutal sentiram mais um tremor na noite deste sábado (27), na região da Rocinha, entre Frutal e Pirajuba. Segundo o Laboratório de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), a intensidade registrada foi de 3.2 graus na escala Richter.
Imagens de um circuito de segurança de um barracão da região registraram o momento do fenômeno. Além de ser possível ver rapidamente o movimento da vibração, o circuito também captou o som dos objetos no local balançado.
A região de Frutal está situada na bacia sedimentar do Paraná, essa formação geológica tende a amplificar a percepção de tremores provenientes de profundidades maiores ou de locais mais distantes, segundo o professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Dr. em Geografia, Paulo Cezar Mendes.
Conforme a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil. Em geral, esses pequenos sismos são causados por pressões geológicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com o Observatório Sismológico da UnB, que integra a RSBR, instalará novos sismógrafos no estado. A ação permitirá aumentar a detecção de sismos, de tal forma que seja possível detectar sismos menores e criar mapas de risco mais precisos.
Leia Mais
Ciclista morre em acidente durante maratona no distrito de Cruzeiro dos Peixotos
Uberlândia digitaliza sua história e libera acesso a acervo público online
Motorista sofre lesão na cabeça após perder o controle da direção e destruir porta de comércio em Patos de Minas
Outros tremores em Frutal
Tremores de terra em Frutal, de magnitude 4,1 e 3,2, também foram registrados no mês de junho. Imagens de câmeras de segurança de moradores da cidade capturaram o momento, no dia 18.
A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) informou que na região, “desde 2015, já foram registrados mais de 20 pequenos tremores na região de Frutal”.